PreviousNext

A Audi debutou a nova geração do Q5. E o SUV, agora está mais eficiente, trazendo novos motores, peso reduzido em 90 kg e aerodinâmica melhorada. Lado a lado com o antecessor, o Q5 está maior e passa a medir 4,66 m de comprimento (media, 4,62 m ), 1,66 m de altura (era,1,55 m). A largura continua com 1,89 m, enquanto o entre-eixos foi a 2,82 m (tinha, 2,80 m), O porta-malas também cresceu oferecendo de 550 a 610 litros de capacidade – 10 litros a mais comparado ao Q5 anterior. Já com o rebatimento do banco traseiro a capacidade aumenta para 1.550 litros.

Para o mercado europeu, a Audi oferece cinco opções de motores: quatro movidas a diesel e uma TFSI a gasolina. A potência da gama de propulsores foi aumentada em 27 cv e o consumo de combustível reduzido. O motor 2.0 a diesel entrega de 150 a 190 cv, enquanto o 2.0 TFSI oferece 252 cv.

As transmissões podem ser manual de seis marchas, automatizada de sete velocidades ou automático de oito — este último é exclusivo do 3.0 TDI a diesel. Não só os motores receberam novidades, como o sistema de tração Quattro, que passa a desconectar o eixo traseiro sempre que seu uso não for necessário. Dessa forma, há um aumento na eficiência energética do modelo sem diminuir a tração ou a dinâmica de condução. A suspensão a ar é um opcional.

A cabine, como é comum nos modelos da Audi, mostra ótimo acabamento e materiais sensíveis ao toque contribuindo para os conforto dos ocupantes. A conectividade aparece por meio do Audi connect. Aliás, as informações podem ser acessadas pelo quadro de instrumentos digital Virtual cockpit ou por meio do display MMI e o sistema de entretenimento traseiro.

Já a segurança foi evidenciada, trazendo até o moderno sistema de direção semiautônoma. A chegada do novo Q5 no Brasil está anunciada para 2017, ainda sem data definida.