Ainda atraente, mas é hora de mudança

Acima, o painel com linhas curvas, o velocímetro digital, o novo sistema de som Pioneer, com entradas USB e para iPod, e o ar-condicionado analógico

Conseguiu descobrir o que mudou no Citroën C3 2012? Olhe atentamente. Difícil, não? São novos os faróis com máscara negra, as rodas diamantadas, opcionais, e a cor Rouge Aden (um nome comercial para o vermelho do modelo acima). Ou seja, o C3 ganhou apenas mais um “tapa” no visual para se atualizar, já que se mantém praticamente inalterado desde o seu lançamento – em 2003! Enquanto os europeus já têm um novíssimo C3 há algum tempo, aqui temos que nos conformar com tímidas reestilizacões.

Mesmo assim, o compacrto da marca francesa preserva as boas qualidades que o fizeram conquistar uma boa fatia do mercado. O grande trunfo do modelo continua sendo o conforto. O volante com assistência elétrica transmite leveza no esterço e tem ótima empunhadura; e a visibilidade é excelente, graças à ampla área envidraçada. O interior também mudou pouco – estreia agora novos tecidos nos bancos, mais macios, e um novo CD-player Pioneer, desenvolvido especialmente para a Citroën, com entradas USB e para iPod.

Sob o capô, o motor 1.4 tem bom fôlego para trajetos urbanos, mas na estrada sofre durante as ultrapassagens, pedindo reduções de marcha. O câmbio manual de cinco marchas tem engates leves e precisos (e a não tão boa transmissão automática de quatro velocidades continua sendo oferecida). Em nossa avaliação, com etanol, o computador de bordo marcou algo em torno de 8,2 km/l na cidade e 13 km/l na estrada.

Citroën C3 GLX

MOTOR quatro cilindros em linha, 1,4 litro, 8V TRANSMISSÃO manual, cinco marchas, tração dianteira DIMENSÕES comp.: 3,85 m – larg.:1,66 m – alt.: 1,51 m ENTRE-EIXOS 2,460 m PORTA-MALAS 305 litros PNEUS 185/65 R14 PESO 1.091 kg • GASOLINA POTÊNCIA 80 cv a 5.250 rpm TORQUE 12,6 kgfm a 3.250 rpm VELOCIDADE MÁXIMA não disponível 0 – 100 km/h não disponível CONSUMO não disponível CONSUMO REAL não disponível • ETANOL POTÊNCIA 82 cv a 5.250 rpm TORQUE 12,6 kgfm a 3.250 rpm VELOCIDADE MÁXIMA não disponível 0 – 100 km/h não disponível CONSUMO não disponível CONSUMO REAL não disponível

Concorrentes

GM AGILE LT 1.4 R$ 37.496

PEUGEOT 207 XR 1.4 R$ 36.258

As suspensões absorvem bem as irregularidades e cooperam para o bem-estar dos ocupantes, mas faz a carroceria adernar além da conta em curvas fechadas.

Apesar de todas essas qualidades, falta atenção a alguns detalhes: a alavanca de ajuste do volante, por exemplo, tem acionamento duro. Além disso, a posição dos comandos dos vidros elétricos são pouco cômodas. No entanto, por R$ 37.990, o modelo é uma boa opção em seu segmento. Resta saber quando a marca irá trazer ao Brasil o tão aguardado novo C3 europeu. Deve levar um tempo, pois agora é hora de a marca se concentrar no recém-lançado C3 Picasso.

Resumo

• CONSUMO

• CONFORTO A BORDO

• AJUSTE DO VOLANTE

• DESIGN ANTIGO