01/12/2009 - 0:00
Velhos rivais, Civic e Corolla há tempos se revezam na liderança desta fatia do mercado. Uma disputa acirrada – com vantagem para o Toyota, vale dizer, nos últimos dois meses -, na qual qualquer detalhe a mais ou a menos pode fazer o consumidor mudar de lado. E as duas montadoras sabem bem disso.
Por isso, a Toyota apresentou uma nova versão do Corolla, batizada GLi: ela se encaixa entre as opções de entrada (XLi) e intermediária (XEi), que continuam sendo oferecidas. A nova versão parece ter vindo para brigar com o Civic de entrada (LXS). Isso porque a versão básica do Corolla até agora era mais barata que a do rival, mas não oferecia itens presentes no Honda, como ABS nas quatro rodas, banco traseiro bipartido e cinto de segurança de três pontos para o quinto passageiro.
O novo Corolla GLi fica alinhado em preço com o Civic LXS. A versão de entrada fica para enfrentar o City, novo sedã da Honda. No total, são cinco versões do sedã da Toyota: XLi, GLi, XEi, e SE-G. Tudo para atender às mais diferentes exigências dos diferentes tipos de consumidores e regiões do País.
Quase que simultaneamente, a Honda seguiu a mesma estratégia de ampliar opções e passou a vender a versão básica do Civic com bancos de couro opcionais, antes só oferecidos como item de série na versão top, EXS. O Civic 1.8 flex agora vem em três opções: LXS, LXS com couro e EXS.
Na tabela da página ao lado, para ajudar na escolha, você vê todas as versões dos dois sedãs, assim como os preços sugeridos pelas montadoras, tanto para as versões automáticas (com vantagem para o Civic, com cinco velocidades, contra quatro no Corolla) quanto para as que oferecem a transmisão manual.
Vale lembrar que, embora sejam similares em conceito, porte e motores, os dois são diferentes ao volante: o Civic é mais esportivo na posição de dirigir, no desenho do painel, na direção (bastante direta) e na suspensão, enquanto o Corolla tem porta-malas maior e suspensão mais confortável, além de posição ao volante e dirigibilidade “comportados”, porém não menos adequados à sua proposta. São carros para gostos diferentes, mas para bolsos iguais. Ainda mais agora, com esse reposicionamento de versões.
O design reflete a vocação dos modelos. O Corolla tem dirigibilidade excelente, porém é mais pacato. Já o Civic tem visual e tocada mais esportivos
Com a nova versão, o Corolla oferece o ar-condicionado digital e o comando de som no volante, entre outros itens, por um preço menor
A nova versão do Civic oferece CD com MP3 e quase os mesmos itens do rival. Mas quem quiser ar digital terá que pular para a versão top