Uma Alfa Romeo 6C Berlinetta será uma das estrelas de um leilão promovido pela RM Auctions em fevereiro do próximo ano, em Paris. Um dos modelos mais famosos do pré-Segunda Guerra, o carro tem uma história interessantíssima: era o carro pessoal de Clara Petacci, então amante de ditador fascista italiano Benito Mussolini.

O belo cupê com carroceria Touring foi produzido em 1939, pouco antes do início da Segunda Guerra Mundial, a pedido do próprio Mussolini. Em 1945, nos últimos dias do conflito, o carro fez parte de um comboio de veículos no qual a família Petacci e o próprio ditador tentavam fugir da Itália em direção a neutra Suíça.

Capturados por guerrilheiros, Clara, Mussolini e outros membros do comboio foram fuzilados. Mas a história do 6C não parou por ai. O esportivo de luxo foi comprado por um oficial do Exército dos Estados Unidos e ficou guardado numa fazenda do estado de Nova York até ser comprado por um colecionador, nos anos 1970.

A procedência do veículo foi confirmada pelo chofer alemão Franz Spögler, que era responsável pelo cupê na época da guerra. A estimativa é que a Alfa atinja o valor de R$ 8,5 milhões no leilão.