22/07/2022 - 15:14
A Alpine eletrificou o seu modelo A110, que se tornou um protótipo denominado de “E-ternité”. O esportivo elétrico também faz parte da comemoração de 60 anos da berlineta. Sua estreia mundial ocorrerá no Grande Prêmio da França de Fórmula 1, neste fim de semana.
A marca destaca que o veículo representa o trabalho que a Alpine tem realizado atualmente para desenvolver sua nova gama de modelos.
A equipe optou por uma versão conversível do A110, para que os usuários também possam vivenciar o “silêncio da tecnologia de motorização elétrica”.
+ Alpine estreia o A110 Sastruga no GP de Mônaco de F1
+ F1: Alpine apresenta carro 2022 em azul e rosa
+ Alpine entrega dois A110S para Fernando Alonso e Esteban Ocon
+ Alpine A110 incorpora frota da polícia militar da França
Potência e baterias
O Alpine tem módulos de baterias idênticos aos de Mégane E-Tech 100% elétrico. O esportivo oferece 178 kW (242 cv) de potência e 300 Nm de torque.
“Mas para obter uma distribuição otimizada do peso e instalar os doze módulos de baterias, foi necessário projetar estruturas de proteção específicas para as baterias do A110, além de adaptar a arquitetura interna. Para isso, foram instalados quatro módulos na frente e oito na traseira. E para fazer frente a este desafio, os engenheiros tomaram a liberdade de posicionar os módulos de forma não tradicional”, afirma a Alpine.
Apesar da inclusão destes doze módulos, o peso total do Alpine A110 E-ternité se mantém leve, com um aumento de apenas 258 kg, graças ao peso contido do conjunto de baterias (392 kg).
Transmissão
Para que a relação 0-100 km/h / velocidade máxima não provocasse um aumento de kW, que requer baterias maiores, foi incluída uma transmissão com dupla embreagem (DCT) e controle eletrônico semelhante à do A110 com motor térmico.
A marca explica que a solução com dupla embreagem permite não ter quebra de torque, sendo ao mesmo tempo leve e compacta.
Compare abaixo os Alpines a combustão e elétrico:
ALPINE A110 – TÉRMICO | A110 E-TERNITÉ | |
PERFORMANCES | ||
Torque máximo | 320 / 340 Nm | 300 Nm |
Potência máxima | 215 / 221 kW | 178 kW |
0 a 100 km/h | 4,4 s / 4,2 s | 4,5 s |
Velocidade máxima | 260 / 280 km/h | 250 km/h |
1.000 m DA | 22,8 / 22,4 s | 23,7 s |
PESO | ||
Peso total | 1.120 kg | 1.378 kg (meta 1.320 kg) |
Distribuição frente / traseira | 43 / 57 | 42 / 58 |
AUTONOMIA (60 kW/h) | ||
WLTP | 550 | 420 (BCB LR/ 470) |
Motor térmico / elétrico: | MR18 215 kW / 320 Nm | 6AM 178kW / 300Nm |
Transmissão | DCT 7 Getrag DW30 | Alpine DCT 2 |
Relação de transmissão | 7 | 2 |
Rodas | Alumínio forjado Frente: 7,5J18 / Traseira: 8,5J18 | Alumínio forjado Frente: 7,5J18 / Traseira: 8,5J18 |
Pneus | Frente: 215/40 R18 – Traseira: 245/40 R18 | Frente: 215/40 R18 – Traseira: 245/40 R18 |
Suspensão dianteira | Duplo A | C/O A110 ICE |
Suspensão traseira | Duplo A | C/O A110 ICE – braço inferior reforçado |
Molas | Frente: 47 N/mm / Traseira: 90 N/mm | Frente: 50 N/mm / Traseira: 130 N/mm |
Barra estabilizadora | Frente: 106 daN.m/° / Traseira: 29,8 daN.m/° | Frente: 106 daN.m/° / Traseira: 29 daN.m/° |
Amortecedores | Mando | Ohlins |
E/E | T4VS | T4VS / interface Alpine / SWEET 200 |
Bateria | SO | 60 kWh / 200 kW |
MVODM | 1.120 kg | 1.378 kg |
MAIS NA MOTOR SHOW:
+ IPVA PCD: recadastramento para isenção tem novo prazo em SP
+ GP da França de F1: confira os horários e onde assistir a corrida
+ Fiat lança Cronos 2023 na Argentina e mostra o que pode chegar ao Brasil
+ Licenciamento de veículos: saiba o valor e como pagar em SP
+ Carro por assinatura vale a pena? Confira um guia completo com preços, vantagens e desvantagens
+ Comparativo de Carros Elétricos: Peugeot e-208 GT vs. Mini Cooper SE vs. Fiat 500e vs. Renault Zoe
+ De Vries vai substituir Hamilton no TL1 do GP da França de F1
+ VW Gol é o carro mais roubado em São Paulo em 2022; confira o ranking
+ Preço da gasolina tem queda de 12,55% em julho e sai a R$ 6,64
+ Kombi no Brasil: ex-designer da VW revela como seria a atualização
+ Novo Honda HR-V: concessionária revela preço de lançamento do SUV
+ Comparativo: Jeep Commander vs. Caoa Chery Tiggo 8