Conhecemos o novo Mercedes SLK 55 AMG nas estradas entre São Francisco e Laguna Seca, na Califórnia (EUA). Foram 270 quilômetros de pura emoção. Afinal, esse modelo 2012 é o mais potente de todos os SLK fabricados até hoje. Não por acaso, a maior novidade do roadster é justamente o novo motor M152, um V8 aspirado de 5,5 litros. Ele gera ótimos 422 cv e leva o SLK 55 aos 100 km/h em apenas 4,6 segundos. Moderno, consegue garantir esse desempenho com um excelente consumo médio de 11,9 km/l.

A capota rígida só pode ser aberta com o carro parado e rouba

espaço do porta-malas. Em um roadster, isso é um mero detalhe

O segredo do baixo consumo aliado à alta potência está na tecnologia. Pela primeira vez na história, um motor da AMG (preparadora oficial da Mercedes) tem um sistema que pode fazê-lo funcionar usando apenas metade dos cilindros. Batizado de AMG Cylinder Management (gerenciamento de cilindros AMG), é semelhante ao usado nos motores Mercedes-Benz de Fórmula 1 (ativado nas situações de curvas de baixa velocidade, voltas com o safety car ou nas entradas de boxe). Seu uso reduz a emissão de CO2 e chega a melhorar o consumo em até 30% quando o motor funciona entre 800 e 3.600 rpm. Ao mesmo tempo que os cilindros são desligados, válvulas fecham a saída de escapamento para melhorar tanto o desempenho quanto o ruído. Na retomada de aceleração, os oito cilindros voltam a funcionar em 30 milésimos de segundo, e o ronco característico e inconfundível do V8, felizmente, volta a ser ouvido.

No interior, bancos esportivos exclusivos dos modelos AMG e espaço reduzido.

 

Aliado ao moderno motor, o câmbio AMG Speedshift Plus 7G-Tronic é uma caixa automática sequencial tradicional de sete velocidades com trocas bastante rápidas e que oferece três opções: esportivo, manual (com trocas na alavanca ou por borboletas no volante) e econômico (que a marca chama de “eficiência controlada”).

O design, muito elogiado e aprovado já no modelo anterior, ficou mais agressivo, assim como no SLK 350, que MOTOR SHOW avaliou há poucos meses. No interior, há bancos esportivos especiais AMG em couro bicolor e um sistema de aquecimento de pescoço. Os detalhes no painel de fibra de carbono, o volante revestido e o console de alumínio escovado completam o interior esportivo. A capota rígida conversível pode ser fechada em 20 segundos, e a parte central de vidro possui o sistema Magic Sky, que controla, pelo acionamento de um botão, a luminosidade que passa para o interior do veículo. As rodas são aro 18 com acabamento preto fosco ou, opcionalmente, cinza titânio. As vendas no Brasil começam em março do ano que vem, e o preço deve ficar na casa dos R$ 340 mil, um pouco acima do atual, por conta do aumento no IPI.

Note as saídas de ar quente entre o encosto e o apoio para a cabeça

Mercedes SLK 55 AMG

MOTOR oito cilindros em V, 5,5 litros, 32 V, injeção direta, gerenciamento de cilindros TRANSMISSÃO automática sequencial, sete marchas, tração traseira DIMENSÕES comp.: 4,15 m – larg.: 1,82 m – alt.: 1,30 m ENTRE-EIXOS 2,430 m PORTA-MALAS 225 a 335 litros PNEUS 235/40 R18 PESO 1.610 kg ● GASOLINA POTÊNCIA 422 cv a 6.800 rpm TORQUE 55,1 kgfm a 4.500 rpm VEL. MÁXIMA 250 km/h (limitada) 0 – 100 KM/H 4,6 segundos CONSUMO 11,9 km/l (média, na Europa) CONSUMO REAL não disponível