Volkswagen apresenta plataforma do novo SUV Nivus

VW Nivus
O SUV cupê da Volkswagen, Nivus

A Volkwagen apresentou hoje mais detalhes do SUV cupê Nivus, que inaugura uma nova categoria de veículo no país. O modelo deve ser lançado até o final de Junho no mercado brasileiro. A apresentação de hoje na fábrica da montadora em São Bernardo do Campo (SP) foi bastante focada no VW Play o novo sitema de infotainment da marca que estreia no Nivus.

A partir do segundo semestre chegará aos demais países da região América do Sul. Pablo di Si, CEO da Volkswagen prometeu o modelo rodando na Argentina no final do segundo semestre de 2020. Os demais mercados da América Latina ainda não têm data definidida.

O Nivus será fabricado na linha de montagem Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP). Seguindo a receita de modelos como Polo, Virtus e T-Cross, o Nivus foi desenvolvido totalmente pela equipe de designers e engenheiros da Volkswagen América do Sul.

O VW Play, estrela da apresentação de hoje, também foi desenvolvido totalmente por engenheiros brasileiros. Ele é composto por duas telas sensíveis ao toque de 10,1 polegadas totalmente customizáveis. O novo sitema conta ainda com um sistema de armazenamento de dados (como músicas, vídeos e configurações) de 10 gb.

Uma das boas novidades desenvolvidas pela equipe para o VW Play é que pela primeira vez no mercado nacional, usuários de iPhone poderão fazer uso do Apple CarPlay sem precisar conectar o telefone ao sistema com o cabo USB. O suporte para o Android Auto também está presente.

Além disso, o VW Play conta com uma grande oferta de aplicativos que podem ser instalados. “O sistema foi pensado com o cliente no centro”, afirmou Pablo di Si ao explicar porque novo modelo não virá com um sistema de GPS nativo. A ideia é que o motorista escolha o aplicativo com o qual tem mais afinidade.

O recurso de espelhamento de tela do celular no display do console central também permite que o motorista utilize o sistema do seu smartphone como auxílio à navegação. Para baixar novos conteúdos, o motorista pode compartilhar o pacote de dados de sua operadora de telefonia móvel com o VW Play, sem necessidade de assinar um plano exclusivo para o carro junto à montadora.

Nivus em segundo plano
A apresentação de hoje serviu tambérm como um teaser do Nivus. Ele será o primeiro modelo desenvolvido localmente e que será também produzido e comercializado no mercado europeu. A MOTOR SHOW apresentou o conceito de um SUV cupê (ainda não batizado de Nivus à epóca) quase dois anos atrás. Ele foi capa da nossa edição de maio de 2018.

Seu motor é o consagrado 200 TSI de três cilindros, flexfuel e com injeção direta de combustível. Este propulsor entrega até 128 cv (94 kw) de potência máxima e 20,4 m.kgf de torque, quando abastecido com etanol.

A transmissão é automática de seis marchas, que combina conforto e baixo consumo. Esse conjunto mecânico é o mesmo que atualmente faz muito sucesso entre os clientes de Polo, Virtus e T-Cross.

O Nivus exibe um desenho marcante, com amplo destaque para a queda suave da coluna ‘C’, uma característica típica dos cupês e que eleva a natural esportividade do modelo. Sua personalidade ganha argumentos ainda mais marcantes com os faróis e as lanternas em LED, além do DRL (daytime running light) totalmente em LED, com uma assinatura visual inédita nos modelos Volkswagen. As novas rodas de liga leve de 17 polegadas completam o pacote visual exclusivo.

Graças à Estratégia Modular MQB, o Nivus oferece espaço interno para levar com conforto os cinco ocupantes. O balanço traseiro mais pronunciado permite oferecer também um excelente porta-malas, com capacidade para até 415 litros -um dos maiores entre os modelos compactos, tanto no segmento de hatches quanto no de SUVs.

Com relação a tecnologia, o Nivus será responsável por estrear novos recursos de segurança e conforto no segmento de compactos, alguns itens disponíveis somente em segmentos superiores. Um deles é o ACC (Adaptive Cruise Control), que permite ao motorista ajustar a velocidade e a distância que deseja trafegar em relação ao veículo à frente.

O Nivus inova também com o AEB (Autonomous Emergency Brake), recurso que, ao identificar o eminente risco de uma colisão frontal, freia o carro de maneira autônoma, evitando, em alguns casos, qualquer dado ao veículo ou ferimento ao motorista e passageiros.

O pacote de segurança traz ainda o Front Assist, sistema que, por meio de radar e sensores, monitora o tráfego e alerta o motorista, de forma sonora e visual, para evitar colisões.

Outro diferencial do SUV cupê Nivus é o conjunto de faróis e lanternas de LED, exclusivos nesta classe de veículo no mercado. Ele traz uma identidade visual completamente nova, adotada pela primeira vez em um modelo Volkswagen, com DRL (daytime running light) de LED em formato envolvente.

Veja também

+ A biblioteca básica do motociclista cool
+ Tomografia revela que múmias egípcias não são humanas
+ Homem compra Lamborghini após fraude em auxílio emergencial
+ Os 20 carros 1.0 mais econômicos do mercado brasileiro
+ Restaurar um carro: quanto custa e quanto ele pode valorizar