Os emplacamentos de carros, comerciais leves, caminhões e ônibus devem crescer menos que o esperado este ano, informou nesta quinta-feira a federação de concessionários Fenabrave, após as vendas fecharem o primeiro semestre com alta acumulada de 4,82%.

Segundo dados da entidade, as vendas de veículos – carros, comerciais leves, caminhões e ônibus – devem aumentar 4,4% neste ano, para 2.751.665 unidades, uma revisão da estimativa anterior da Fenabrave de aumento de 5%.

+ Imposto de importação para carros elétricos e híbridos muda em julho; entenda
+ Carro Sustentável: entenda programa que pode baratear modelos 1.0

Qual o motivo?

A mudança ocorreu principalmente pela piora na projeção para os licenciamentos de caminhões, que passou de incremento de 4,5% para queda de 7%, de acordo com a Fenabrave, que divulgou nesta quinta-feira os números do setor para o primeiro semestre.

Os emplacamentos realizados nos primeiros seis meses do ano, excluindo motos e implementos rodoviários, aumentaram 4,82% em comparação com o mesmo período de 2024, puxados pelos segmentos de ônibus (+24,52%) e comerciais leves (+10,74%) — categoria que inclui picapes, vans e utilitários esportivos (SUVs).

As vendas de caminhões novos no semestre caíram 3,62% em relação à mesma etapa do ano passado, para 53.420 unidades, enquanto as vendas de carros subiram 3,52% na mesma comparação, para 878.604 unidades.

Taxa de juros afeta setor de caminhões

Para o presidente da Fenabrave, Arcelio Junior, o resultado nas vendas de caminhões reflete principalmente efeitos da taxa de juros. Em junho, os licenciamentos de caminhões encolheram 5,77% ante maio e 13,32% ano a ano, para 8.374 unidades.

“Nós sabemos que (o setor) caminhões é muito vinculado ao PIB e ao crédito… então a taxa de juros, infelizmente, chegou muito forte no setor de caminhões”, disse ele em entrevista coletiva.

Para automóveis e comerciais leves, a Fenabrave manteve a previsão de aumento de 5%, assim como para ônibus, que permaneceu em 6%. Para motocicletas, a estimativa também não mudou, com expansão de 10%.

Em junho, a venda de veículos novos apresentou retração de 5,66% sobre maio e de 0,63% na comparação anual, para 212.897 unidades, segundo os dados da entidade.

Carros, ônibus e motos

Isoladamente, o segmento de carros apresentou queda de 5,02% em junho ante maio e de 2,84% ano a ano, para 159.128 unidades, enquanto a venda de comerciais leves retraiu 8,08% contra maio, mas expandiu 11,32% versus junho de 2024, para 43.036 unidades.

Os emplacamentos de ônibus, por sua vez, caíram 2,32% em junho na base mensal, mas avançaram 9,62% na comparação com o mesmo período um ano antes, para 2.359 unidades. O segmento segue com a maior alta individual do setor no primeiro semestre.

“Os faturamentos do Programa Caminho da Escola, estimado em 16 mil unidades, ainda estão acontecendo, porém, desacelerando à medida em que se concretizam. Iniciamos o ano com crescimento superior a 41% e estamos num patamar de 24,52% no acumulado do primeiro semestre”, afirmou Arcelio Junior em apresentação.

A entidade também apura comportamento do segmento de motocicletas, cujos emplacamentos somaram 1.029.298 unidades no primeiro semestre, um crescimento de 10,33% sobre um ano antes.

Implementos rodoviários, porém, amargaram queda de vendas de 19,82% no semestre, também na comparação anual.