Desde que foram lançados, em novembro de 2024, Pulse e Fastback Hybrid substituíram oficialmente as versões mais caras dos SUVs da Fiat. O sistema híbrido-leve inclui um gerador de energia adicional, criado a partir da união de motor de arranque com alternador, e é alimentado por uma pequena bateria de íon-lítio fixada sob o banco do motorista, em conjunto com a bateria de chumbo-ácido tradicional.  

Fiat Pulse Impetus Hybrid – Foto: Divulgação

Porém, após reclamações de proprietários sobre a tecnologia ficar inoperante em algumas situações, como no uso após o carro ficar desligado por alguns dias, a marca oficializou: fará atualizações no sistema híbrido-leve dos modelos, principalmente na parte de gerenciamento geral da tecnologia.  

Em comunicado oficial, a Fiat trata as correções como um “pacote de atualizações” de funcionamento do sistema. Ela poderá ser feita pelos atuais proprietários dos modelos, em qualquer concessionária Fiat do Brasil, para que “o potencial dos veículos seja explorado ao máximo”.

Fiat Pulse Hybrid e Fastback Hybrid – Foto: Fiat/divulgação

Segundo a fabricante, o E-Assist (sistema híbrido), dotado de uma central que gerencia os níveis de carga das baterias, foi recalibrado nesta atualização, ajustando o estado de carga das duas baterias para maximizar a operação sistema. Desta forma, a central que monitora os níveis de carga das baterias diminuiu significativamente os momentos em que o E-Assist é desabilitado, permitindo que o sistema seja acionado mais vezes. 

“Com o novo software, os acionamentos do sistema híbrido foram ampliados, visando abranger um grupo ainda maior de clientes que possuem um tipo de uso muito específico e/ou esporádico do carro”, completou a marca italiana.  

Fastback Impetus Hybrid – Crédito: Divulgação

Para a Fiat, apenas 0,8% dos proprietários que adquiriram os modelos com tecnologia híbrida-leve (menos de 130 consumidores dentre mais de 15 mil vendas) entraram em contato pelos seus canais de comunicação sobre dúvidas a respeito do sistema. Ainda deixou claro que a atualização não é obrigatória, portanto, não afeta garantia ou outros serviços de pós-venda, mas recomenda aos donos de Pulse e Fastback Hybrid que procurem uma concessionária da marca para que o serviço seja feito.  

Não é necessário agendamento. Todas as unidades que passarem pela rede autorizada, aliás, passarão pelo procedimento de atualização, conforme disse a marca.  

Fiat Pulse Hybrid e Fastback Hybrid – Foto: Fiat/divulgação

Pulse e Fastback Hybrid são vendidos em duas versões: Audace e Impetus. Ambas trazem motor 1.0 turboflex de três cilindros, rendendo 125/130 cv de potência com 20,4 mkgf de torque. A transmissão é automática tipo CVT, com simulação de sete velocidades. O Pulse Hybrid tem preços entre R$ 130 mil (Audace) e R$ 145 mil (Impetus), enquanto o Fastback Hybrid custa a partir de R$ 156 mil (Audace), chegando aos R$ 166 mil (Impetus).