A nova geração do Série 5 desembarcou no Brasil em março com a versão M60 xDrive. Agora, a BMW trouxe uma opção híbrida plug-in para o sedã.

O 530e conta com as mesmas dimensões da opção 100% a bateria, com 5,06 m de comprimento, 1,90 m de largura, 1,51 m de altura e entre-eixos de 2,99 m.

+ BMW confirma produção nacional do X5 com conjunto híbrido plug-in
+ Vídeo: BMW i5 ganha tecnologia que muda de cor; assista

Visual

Se na fita métrica é igual, o visual também é similar ao i5. O híbrido adota o pacote de design M Sport.

Na frente, a grade, no entanto, ganha acabamento em aço escovado em seu contorno, como também o “BMW Iconic Glow”, que ilumina a área.

BMW 530e – Crédito: Divulgação

Há elementos em LED no interior dos faróis, que servem como indicadores de direção, bem como as luzes de direção diurna. As rodas são de 20 polegadas.

O habitáculo ficou mais “limpo” e com menos botões ante o modelo anterior e possui comandos de voz, gestos, tato ou da forma mais tradicional, por meio dos botões no console central.

Como em outros modelos, o painel de instrumentos e a central multimídia são compostos pelo “BMW Curved Display”, uma tela curva composta por uma de 12,3 polegadas atrás do volante e outra de 14,9 polegadas. O sistema de entretenimento tem compatibilidade com Apple Car Play e Android Auto sem fio.

Motorização

O modelo é equipado com um motor a gasolina de quatro cilindros em linha de 2.0 litros biturbo, além da unidade de acionamento elétrico altamente integrada, que gera uma potência máxima 299 cv e torque máximo de 450 Nm.

Com o conjunto, o novo BMW 530e acelera de 0 a 100 km/h em 6,3 segundos, enquanto a velocidade máxima é de 230 km/h e até 140 km/h no modo totalmente elétrico.

De acordo com o Inmetro, o BMW 530e tem um consumo de combustível equivalente no modo elétrico de 26,9 km/l na cidade e 28,6 km/l na estrada, uma média combinada de 27,3 km/l. No modo 100% elétrico, o BMW 530e tem alcance de até 61 km.

A bateria ficou maior se comparada com as gerações anteriores e tem capacidade energética utilizável de 19,4 kWh e o dobro de potência carregamento suportando 7,4 kW nos carregadores de corrente alternada. O lançamento receberá dois carregadores de alta potência, sendo um carregador portátil, o Flex Charger, de até 11 kW e uma BMW Wallbox de até 22 kW. Os carregadores possuem padrão de tomada tipo-2, internacional, compatível com todos os veículos BMW.

BMW 530e – Crédito: Divulgação

Tecnologias

O Série 5 híbrido tem o sistema Driving Assistant Professional, que engloba uma série de assistentes, como o controle adaptativo de velocidade viagem e o Lane Keeping Assistant.

Outra tecnologia é o Parking Assistant Professional, em que o 530e estaciona totalmente sozinho.

Há ainda o Digital Key Plus, sistema de chave virtual, compatível com iPhone e smartphones Samsung Galaxy, que dispensam a chave física.

O sistema de som é assinado pela Harman Kardon e tem 205 watts de potência em 12 alto-falantes espalhados pela cabine.

Mercado

O novo BMW 530e desembarca em dez opções de cores (Branco Alpino, Preto Safira, Preto Carbono, Cinza Sophisto, Branco Mineral, Azul Phytonic, Cinza Oxide, Cinza Brooklyn, Verde Cape York e Vermelho Fire) e quatro opções de acabamento interno Veganza (Preto/Preto, Expresso Brown/Preto, Smoke White/Preto e Burgundy/Preto). O preço? R$ 574.950.