Aprenda como regular os faróis do carro em casa

Trafegar com os faróis desregulados é infração de trânsito que prevê multa de R$ 195,23 e perda de cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH)

Divulgação
Divulgação

Trafegar com os faróis desregulados é infração de trânsito que prevê multa de R$ 195,23 e perda de cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Além de pesar no seu bolso, os faróis com facho alto ou baixos demais prejudicam a sua visão ou a dos motoristas que trafegam no sentido contrário. Mas é possível fazer a regulagem em casa, sem a necessidade de recorrer a um especialista.

De acordo com a fabricante de lâmpadas automotivas Philips, o motorista deve posicionar o veículo a cinco metros de distância de uma parede. O passo seguinte é medir a distância entre o solo e o centro do farol, que servirá de referência para a marcação seguinte.

Tendo como base a altura do farol, subtraia cinco centímetros e faça uma marca nessa altura na parede com fita crepe. Ligue os faróis e verifique se o facho de luz está posicionado exatamente sobre essa linha. Se estiver forma da marcação, é preciso fazer a regulagem por meio dos parafusos localizados na parte traseira dos faróis.