09/06/2020 - 13:47
A tendência de compra ou venda de carros online não é novidade. Contudo, o setor era um dos menos desenvolvidos na web justamente pela visão estimulada pelos lojistas por muito tempo: fazer a pessoa sentar no carro e analisar todos os detalhes presencialmente. Nos últimos anos, surgiram diversos players que ofereciam alternativas digitais a esse modelo de negócio, permitindo que o segmento online pudesse crescer pouco a pouco, quebrando barreiras importantes.
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A pandemia de novo coronavírus em todo o mundo embaralhou os negócios e trouxe novos hábitos para a sociedade. Se antes havia setores que poderiam se dar ao luxo de ignorar os benefícios do ambiente digital, agora a situação é outra. Com a recomendação de distanciamento social e de quarentena na grande maioria dos estados e municípios brasileiros, organizações precisaram recorrer às tecnologias virtuais para continuarem operando e, principalmente, para sobreviverem neste momento tão difícil. A compra e venda de carros é uma das áreas que precisaram impulsionar a transformação digital.
Essa foi a solução encontrada pelos lojistas, obrigados a fecharem suas portas e suspenderem as atividades físicas por tempo indeterminado, para impulsionarem seus negócios a partir de março. A utilização dos canais online cresceu nesse período: os investimentos em plataformas digitais nesse segmento passaram de 16% em abril para 26% em maio. O percentual de lojas que passaram a comprar veículos pela internet para reforçarem o estoque praticamente dobrou: de 33% para 68% no mesmo período.
A questão é que a pandemia obrigou o setor automotivo a amadurecer e encontrar soluções que permitissem manter as vendas. Dois dos principais problemas que impediam as pessoas de comprarem carros online eram a confiança no processo e a segurança na transação.
Com a necessidade de operar apenas pela web, sites de todo o mundo precisaram aumentar maciçamente o investimento nesses tópicos, oferecendo condições para que as pessoas pudessem comprar veículos com uma experiência igual ou melhor do que se estivessem na concessionária. Itens como inspeção, garantia e contrato digital se tornaram elementos essenciais na negociação.
Assim, o que se espera no pós-pandemia é que a compra e venda online de carros aumente ainda mais – até por uma mudança nos hábitos dos consumidores. A aquisição de um veículo próprio, em contraponto aos aplicativos de carros compartilhados, deve crescer nos próximos meses, estimulando o setor como um todo. O maior exemplo vem justamente da China, epicentro do novo coronavírus.
Levantamento da Ipsos, líder global em pesquisas de mercado, mostra que a utilização de carro particular entre os chineses saltou de 34% para 66% na preferência por mobilidade. Além disso, 72% demonstraram forte intenção de compra de um automóvel nos próximos meses e a principal razão, para 77% das respostas, é reduzir as chances de nova infecção.
Chega a ser redundante argumentar que o mundo dos negócios não será mais o mesmo após a pandemia de covid-19. Contudo, para o mercado de compra e venda de carros, as mudanças se revelam transformadoras e – por que não? – necessárias. Agora, após tanto tempo ignorando as vantagens do ambiente digital, lojistas e empresários automotivos sabem que precisam contar com os canais online para impulsionarem seus negócios daqui adiante. Quem compreender essa nova realidade agora sai à frente na competitiva economia que vai surgir no futuro.
*Luca Cafici é CEO da InstaCarro, plataforma que realiza a intermediação na venda de veículos