14/09/2015 - 6:00
Durante minhas férias vi que houve bastante destaque para o fato de o Chevrolet Onix ter ficado em primeiro lugar nas vendas de agosto. Com 10.998 emplacamentos, o hatch da GM superou em 1.739 unidades o Fiat Palio, que registrou 9.259. O pequeno alvoroço é consequência do apreço que a mídia pós-moderna tem pelo imediatismo, pois trata-se de uma fórmula de fácil consumo para leitores, ouvintes e telespectadores. Uma análise rápida também enfatizaria a queda para apenas 5.813 unidades na diferença entre o Palio (83.326) e o Onix (77.513) no acumulado janeiro/agosto. Estaria o carro da Fiat ameaçado de perder o posto de mais vendido do Brasil para o modelo da Chevrolet? Talvez. Mas nem tudo na indústria automobilística é o que parece.
Pelos números oficiais de emplacamentos, o ranking dos carros mais vendidos no Brasil tem a seguinte ordem este ano: 1º Fiat Palio (83.326), 2º Chevrolet Onix (77.513), 3º Fiat Strada (72.339), 4º Hyundai HB20 (69.979), 5º Ford Ka (62.078), 6º Volkswagen Gol (57.986), 7º Fiat Uno (56.857), 8º Volkswagen Fox (56.825), 9º Renault Sandero (51.912), 10º Chevrolet Prisma (45.119).
Mas não é bem assim. Na verdade, falando especificamente dos modelos citados, podemos garantir que a distância da Fiat para seu principal concorrente é de incríveis 75.573 carros – e que no segundo lugar não está a Chevrolet, mas sim a Volkswagen. Mais do que isso: o Gol — o mesmo que perdeu 27 anos de liderança e caiu para sexto lugar no ranking — ainda é responsável por manter a Volks à frente da GM quando tratamos de sua disputa particular com o Onix.
Como isso é possível? Analisando as famílias completas de cada modelo. Embora isso não seja muito difundido no Brasil, na Europa e nos Estados Unidos as montadoras costumam analisar as estatísticas somando as vendas das versões hatch e sedãs, às vezes também das peruas. Tanto que não é comum carros da mesma família terem nomes diferentes, uma estratégia bastante usada no Brasil por questões de marketing. Só agora, passados muitos anos de globalização da economia, os fabricantes começam a usar nomes comuns (mas a Fiat, a Volkswagen e a General Motors ainda são bastante fieis à tática de usar nomes diferentes para o mesmo carro). Na análise que fiz, considerei também as picapinhas e os furgões. Assim, na conta da família Palio entraram o hatch Palio (83.326), o sedã Siena (42.161), a perua Weekend (7.913) e a picape Strada (72.336). E nos números da família Gol entraram o hatch Gol (57.986), o sedã Voyage (29.763) e a picape Saveiro (42.414). Em outros tempos, teríamos ainda que somar as vendas da saudosa perua Parati e do Gol furgão. Já os robustos (mas insuficientes para o segundo lugar) 122.632 licenciamentos da família Onix são compostos pelos 77.513 do hatch e pelos 45.119 do Prisma (nome do sedã). Portanto, a real diferença do Palio para o Onix, em termos de presença no mercado, é de 83.104 carros, ou 14 vezes maior do que os números superficiais revelam.
Aqui no Brasil, na maioria dos casos os modelos têm apenas as versões hatch e sedã. Mesmo assim, somando apenas Gol e Voyage (87.749), a Volkswagen ainda estaria à frente da Ford na soma do Ka e do Ka+ (86.617). Portanto, quando falamos do sucesso de vendas do novo Ka, não podemos considerar apenas os 62.078 emplacamentos da versão hatch, mas também os 24.539 da versão sedã. Em muitos casos, a posição do carro-chefe no ranking geral é também a posição da família nesse ranking especial, casos do Hyundai HB20 (mais sedã), do Fiat Uno (mais Uno Furgão e Fiorino) e do Fox (mais CrossFox, SpaceFox e Space Cross). Mas em outros casos, o salto é grande. O Renault Logan saiu do 28º para o sexto lugar somando o Sandero, o Toyota Etios saltou do 21º para o 10º lugar acrescentando o Sedan e o Ford Fiesta passou do 16º para o 12º lugar com as vendas do New Fiesta Sedan. Veja a seguir como seria a lista dos 30 carros mais vendidos até agosto, considerando suas respectivas famílias.
1 | Fiat Palio/Siena/Weekend/Strada | 205.736 |
2 | VW Gol/Voyage/Saveiro | 130.163 |
3 | Chevrolet Onix/Prisma | 122.632 |
4 | Hyundai HB20/HB20S | 106.043 |
5 | Ford Ka/Ka+ | 86.617 |
6 | Renault Logan/Sandero | 74.243 |
7 | Fiat Uno/Fiorino/Uno Furgão | 67.725 |
8 | VW Fox/SpaceFox | 61.921 |
9 | Toyota Corolla | 43.817 |
10 | Toyota Ethios Hatch/Ethios Sedan | 41.231 |
11 | VW Up | 37.118 |
12 | Ford Fiesta Hatch/Fiesta Sedan | 35.853 |
13 | Chevrolet Cobalt/Spin | 34.424 |
14 | Honda Fit | 29.343 |
15 | Toyota Hilux/SW4 | 28.875 |
16 | Honda HR-V | 27.437 |
17 | Chevrolet S10/Trailblazer | 24.259 |
18 | Ford EcoSport | 23.702 |
19 | Honda Civic | 23.258 |
20 | Renault Duster/Oroch | 22.974 |
21 | Chevrolet Classic | 22.647 |
22 | Chevrolet Montana | 18.129 |
23 | Honda City | 17.811 |
24 | Chevrolet Celta | 17.642 |
25 | Ford Focus Hatch/Focus Fastback | 16.151 |
26 | Nissan March | 16.026 |
27 | Jeep Renegade | 14.837 |
28 | Chevrolet Cruze/Cruze Sport6 | 14.401 |
29 | VW Golf/Jetta/Golf Variant | 13.441 |
30 | Ford Ranger | 12.707 |