01/12/2011 - 0:00
Em setembro de 2008, MOTOR SHOW teve acesso aos planos da Chevrolet para o Brasil: “GM Muda Tudo”, dizia nossa chamada de capa. Agile, Cobalt e Cruze já chegaram, mas há mais por vir. Nesta edição, você confere mais informações sobre a nova S10. Aqui, vamos tratar de outras novidades. No segmento de sedãs, com a necessária aposentadoria de Vectra e Astra e seus motores ultrapassados, chegaram Cobalt e Cruze.
Mas a faixa de preços entre a versão top do primeiro (que chega em poucos meses com motor 1.8) e a de entrada do segundo, de R$ 50 mil a R$ 65 mil, ficou descoberta. Aí entra o novo Sonic (acima): um moderno sedã para brigar com Honda City, Polo, New Fiesta e o reposicionado Fiat Linea. Feito no México, ele virá para o Brasil com isenção do Imposto de Importação.
O motor, como a Fiat faz com seu 500, será brasileiro: a unidade 1.4 do Agile fabricada aqui será enviada para lá, de onde voltará montada no carro. As versões 1.6, vendidas no México, e 1.8, para o mercado norte-americano, não devem chegar tão cedo para não invadir o espaço do Cruze. Ainda entre os três volumes, o Classic, mesmo arcaico, segue em linha graças aos ótimos resultados de venda. Entre ele e o Cobalt, entra o “novo Prisma”, parte do Projeto Ônix, que chega no fim do ano que vem.
No segmento de hatch, além do Cruze, que chega em abril, há uma novidade do Projeto Ônix e também o Sonic hatch. O primeiro, diferentemente do que se tem dito por aí, substitui o Celta no fim do ano que vem para brigar com os novos Fiat de entrada e o VW Up!. Acima dele, o Agile segue em produção e o Sonic Hatch chega, também no ano que vem, para brigar com New Fiesta e Punto, na faixa de R$ 45 mil a R$ 55 mil.
Já no segmento de SUVs de grande porte, a TrailBlazer (ao lado), que acaba de ser apresentada em Dubai, seria uma bela alternativa para ser vendida por um valor na faixa dos R$ 140 mil e brigar com Toyota Hilux SW4 e Pajero Dakar. Mas, segundo nossas fontes, ele não será vendida aqui – pelo menos não tão cedo. O volume de vendas desse segmento, pouco acima das dez mil unidades por ano, não compensaria o investimento.
NOVO RANGE ROVER
A partir do flagra do modelo em testes na Europa, que publicamos na edição passada, fizemos esta projeção por computador do Range Rover 2013, que será lançado em cerca de sete meses já como modelo 2013. O teto será um pouco rebaixado, em nome da aerodinâmica, e a carroceria, com o uso de alumínio, ficará 400 kg mais leve. Um novo turbodiesel V6 de 300 cv conviverá com o atual TDV8, e uma versão híbrida chega em 2013. Tudo para reverter a imagem de “grandalhão inimigo do meio ambiente”.
No topo a direita, o modelo em testes, base
para nossa projeção por computador
CHRYSLER 300C
A nova geração do sedã, que avaliamos em fevereiro deste ano, finalmente está para chegar ao Brasil. O modelo foi flagrado por nosso fotógrafo na rodovia dos Bandeirantes, em São Paulo (SP). Apesar da camuflagem, era fácil perceber que se tratava do 300C (ao lado).
LAMBORGHINI AVENTADOR TARGA
Revolução na Lamborghini: no lugar da capota de lona, a nova Aventador (avaliada nesta edição) terá uma versão targa, com uma pequena capota rígida de carbono removível, que poderá ser guardada no porta-malas. A solução não é estética, mas técnica: a capota de carbono é mais leve, ajudando a baixar o centro de gravidade. A ilustração acima mostra como ficará o esportivo, que manterá tanto o motor V12 de 700 cv quanto a suspensão do tipo push-rod da versão cupê.
OPEL/CHEVROLET JUNIOR
Ao lado, o modelo flagrado por nosso fotógrafo, rodando em testes, que mostramos na edição passada. Acima e abaixo, projeções de como ficará o Opel Junior, feitas com base nele. O nome ainda é provisório, mas será apresentado em setembro de 2012, no Salão de Paris, e começa a ser vendido em 2013. A plataforma será a mesma do atual Agila, vendido na Europa, e os alvos são Fiat 500, Mini Cooper, smart fortwo.
FORD B-MAX
As ilustrações mostram como ficará a minivan e seu painel, com os instrumentos secundários no centro
O novo Ford B-Max só será apresentado ao mundo em março no Salão de Genebra (Suíça), mas já adiantamos aqui suas linhas definitivas. Apesar do ceticismo em relação ao desenho do conceito apresentado no Salão de Genebra deste ano, a minivan deve ser comercializada não só na Europa, mas também nos Estados Unidos. A porta traseira do B-Max é corrediça para facilitar o acesso ao seu interior, dentro da proposta familiar, e seus alvos são a nova Meriva e o Honda Fit. A melhor notícia para os brasileiros é que, construído sobre a plataforma do New Fiesta, o B-Max tem grandes chances de chegar ao Brasil por duas vias. Ele pode ser fabricado no México para o mercado norte-americano e vir para o Brasil sem pagar Imposto de Importação ou, ainda, ser fabricado em Camaçari (Bahia), onde o New Fiesta brasileiro será produzido no ano que vem. Seria uma bela estreia no segmento para a Ford do Brasil no segmento.
NOVIDADES DA SÉRIE 4
Uma nova família de modelos BMW está nascendo. O carro ilustrado acima é o novo Série 4, que ficará posicionado entre os atuais Série 3 e Série 5. Sedã com linhas de cupê, ele chega ao mundo para brigar, principalmente, com o Audi A5. E ele não virá sozinho: Norbert Reithofer, CEO mundial da BMW, confirmou que a versão menor do polêmico X6 será produzida a partir de 2014. Segundo nossas fontes, deve ter a aparência dessa projeção vista abaixo.