O mercado de picapes médias está fervilhando. Todas serão apresentadas em versões totalmente novas. E não é só na roupagem não. Visual, plataforma e mecânica serão totalmente refeitos. A Hilux, que em 2004 fez com que todos os fabricantes de picapes revissem seus conceitos, já chegou com visual totalmente novo, dando mais dinamismo às suas linhas (conforme pode ser visto nas páginas anteriores). Ranger e S10 resistiram no antigo conceito de que picape deveria ser um pequeno caminhão destinado ao transporte de cargas. Por mais que Ford e GM tenham se esforçado para transformá-las em veículos de luxo para o transporte de passageiros nas versões de cabine dupla, suas dinâmicas sempre foram de picape antiga: desconfortáveis, com reações lentas ao volante, freios demorados, difíceis nas manobras e transmitindo a sensação de que motor e câmbio viajavam no habitáculo.

Sob esse aspecto, as japonesas caminharam muito mais rápido que as americanas: Toyota, Nissan e Mitsubishi rapidamente entenderam o que o consumidor queria e trataram de criar produtos que o agradasse. A Toyota Hilux, este ano, apesar de manter exatamente a mesma base mecânica que fez dela um sucesso global, se reformulou no design, seguindo as tendências mundiais. Mesmo ela, agora para o início de 2012, será mecanicamente modificada para atender às nossas novas leis de emissões que se assemelham às exigidas na Euro 5 (severa norma europeias de emissão de polentes, com um motor turbodiesel eletrônico mais potente e econômico que o atual. Mas lembre-se que os japoneses deverão compensar essa sofisticação cobrando um preço mais salgado pelo novo propulsor.

A Nissan fará tudo em um único pacote na Frontier: apresentará o modelo 2012 tanto com a mecânica quanto o design reformulados. A Mitsubishi apresentará a L-200 Triton com novo motor também já como modelo 2012. Nesse “balaio”, mesmo a VW Amarok deu um show de tecnologia, mostrando que até quem nunca fez picape poderia oferecer um excelente produto com motor biturbo e suspensões confortáveis que não negam fogo na hora de transportar carga. Mas ela ainda deve a transmissão automática para os clientes mais exigentes e não está disponível sequer na linha 2012.

Em fevereiro, a GM chega com a nova S10. Apesar de os americanos terem a fama de criar e fabricar as melhores picapes do mundo, na realidade, tem sido a Tailândia o berço dessas máquinas apresentadas ultimamente por quase todos os fabricantes. É o caso da nova S10, que agora segue o mesmo conceito de modernidade das japonesas: reação, conforto e dinâmica o mais próximo possível de um sedã. É assim que a Chevrolet pretende conquistar novos consumidores de picapes. Não aquele que comprava a velha S10, mas um consumidor mais exigente, que não se contenta com pouco e quer um veículo que possa servir ao trabalho e, ao mesmo tempo, transportar com conforto e segurança toda a sua família. E a Chevrolet sabe que esse novo cliente é consciente de que esse novo produto custa mais caro. Esqueça os preços praticados com a velha S10. Mire-se nos preços praticados pelas japonesas, muito mais reais para esse produto totalmente novo que deverá herdar apenas o nome. Imagine a nova S10 cabine dupla diesel partindo dos R$ 90 mil e chegando até R$ 130 mil na versão top.

A Ford não deixará por menos. A nova Ranger começará sua produção na Argentina (onde a Ranger atual já é produzida) no início do próximo ano e deverá ser lançada por aqui em abril ou maio de 2012. Totalmente refeita, a exemplo da S10, terá do modelo antigo apenas o nome. O conceito será idêntico ao da nova S10, tendo o conforto e as reações de um automóvel. Na mecânica, finalmente um motor Duratec 2.5 agora flex, além do impressionante turbodiesel 3.2 de 200 cv e quase 50 kgfm de torque máximo, que já começa a sair de fábrica na Argentina e promete massacrar os concorrentes. A tração poderá ser 4X2 ou 4X4, dependendo das necessidades do consumidor. O câmbio poderá ser manual ou automático, ambos de seis marchas. Sua faixa de preço deverá ser próxima à do modelo da Chevrolet.

O fato é que, se você gosta de picapes, não compre agora. Espere para ver o que o mercado oferecerá até abril ou maio de 2012, quando todos os novos modelos estarão disputando a preferência do consumidor. E, claro, quem tiver o melhor produto pelo menor preço certamente conquistará o comprador. Espere sem pressa e curta porque opções é que não vão faltar.