26/04/2018 - 9:00
Os carros das japonesas Toyota e Honda, além da coreana Hyundai, são os que conseguem um melhor valor de revenda. É o que aponta um levantamento realizado pelo InstaCarro — startup de venda de automóveis — a partir de dados coletados ao longo do ano passado, na base de dados da empresa.
A lógica do InstaCarro é intrigante. Toda vez que um usuário vende um veículo no aplicativo, ele sugere um valor. A valorização ou desvalorização acontece no momento do leilão. E, essas montadoras asiáticas, conseguem até melhorar o valor original do pedido do cliente. Por exemplo: se um usuário oferta um carro por R$ 30 mil, os compradores entram em um leilão e o que fizer a melhor oferta leva. Ou seja, a melhor oferta pode ficar abaixo ou acima do valor esperado. Quando fica acima, entende-se que houve valorização.
No ranking de 13 montadoras, os modelos das três marcas asiáticas foram os únicos que tiveram valorização. Confira os resultados a seguir:
Toyota (7%)
Honda (6%)
Hyundai (5%)
Suzuki (0%)
Nissan (-1%)
Volkswagen (-4%)
Citroën (-6%)
Ford (-6%)
Chevrolet (-9%)
Fiat (-11%)
Renault (-11%)
JAC (-12%)
Peugeot (-15%)