Asiáticas lideram ranking das marcas que menos perdem valor de mercado

Pesquisa da InstaCarro aponta as montadoras que sofrem menos (e mais) com a depreciação no mercado de usados

Os carros das japonesas Toyota e Honda, além da coreana Hyundai, são os que conseguem um melhor valor de revenda. É o que aponta um levantamento realizado pelo InstaCarro — startup de venda de automóveis — a partir de dados coletados ao longo do ano passado, na base de dados da empresa.

A lógica do InstaCarro é intrigante. Toda vez que um usuário vende um veículo no aplicativo, ele sugere um valor. A valorização ou desvalorização acontece no momento do leilão. E, essas montadoras asiáticas, conseguem até melhorar o valor original do pedido do cliente. Por exemplo: se um usuário oferta um carro por R$ 30 mil, os compradores entram em um leilão e o que fizer a melhor oferta leva. Ou seja, a melhor oferta pode ficar abaixo ou acima do valor esperado. Quando fica acima, entende-se que houve valorização.

No ranking de 13 montadoras, os modelos das três marcas asiáticas foram os únicos que tiveram valorização. Confira os resultados a seguir:

1. Toyota (7%)

Divulgação

2. Honda (6%)

Divulgação

3. Hyundai (5%)

Divulgação

4. Suzuki (0%)

Divulgação

5. Nissan (-1%)

Divulgação

6. Volkswagen (-4%)

Claudio Larangeira

7. Citroën (-6%)

Pedro Bicudo/Citroën

8. Ford (-6%)

Divulgação

9. Chevrolet (-9%)

Divulgação

10. Fiat (-11%)

Divulgação

11. Renault (-11%)

Divulgação

12. JAC (-12%)

Roberto Assunção

13. Peugeot (-15%)

Roberto Assunção