A Aston Martin anuncia a chegada mundial do DBX S, nova versão topo de linha do seu SUV esportivo. Ele traz o mesmo conjunto aerodinâmico do DBX 707, vendido no Brasil por pouco menos de R$3,5 milhões, só que traz um motor aprimorado com soluções do superesportivo Valhalla, que deve ser lançado em breve. Além disso, o SUV da fabricante britânica ganha mais potência, atualizações de design e uma carroceria mais leve nessa versão “suprassumo”.  

Aston Martin DBX S – Foto: Aston Martin/divulgação

No coração do novo DBX S está uma versão atualizada do motor V8 biturbo de 4 litros, que ganha superalimentação mais poderosa, com turbinas do compressor maiores. Também há outras mudanças pontuais nas calibrações do V8, elevando sua potência para 727 cv (20 cv a mais que a versão “707”), com torque que beira os 92 mkgf a apenas 2.600 rpm.  

Segundo a marca, porém, continua a impressionante aceleração de 0 a 100 km/h em 3,3 segundos, com velocidade máxima de 310 km/h. Todos esses números, vale falar, são bastante parecidos com os da Ferrari Purosangue, sua arquirrival. Essa é a missão do DBX S, inclusive: peitar o SUV esportivo da fabricante de Maranello.  

Aston Martin DBX S – Foto: Aston Martin/divulgação

Se manteve o tempo de 0 a 100 km/h e a velocidade máxima dos 707, a Aston Martin comemora o desempenho superior na aceleração de 0 a 200 km/h do DBX S, que baixa importantes 0,3s (11,4 segundos, ou o mesmo que um Nissan Versa demora para atingir os 100 por hora). A transmissão é automatizada multiembreagem com nove velocidades, recalibrada para elevar mais o giro do motor e destacar reduções. 

Quem também muda é o sistema de escape, que ganha quatro saídas para encorpar ainda mais o ronco natural do V8tão. A tração é integral, com distribuição variável da força entre as rodas dianteiras e traseiras: é possível enviar 50% do torque para a dianteira e até 100% para as rodas traseiras. Sua direção também ganha relação 4% mais rápida e diminui o diâmetro de giro do SUV. 

Aston Martin DBX S – Foto: Aston Martin/divulgação

Nas suspensões, um conjunto tipo Duplo A na dianteira e multibraço na traseira, com tecnologia pneumática e carga variável. Elas ganham nova calibração nas molas e amortecedores eletrônicos. O poder de frenagem é proporcionado por discos de freio de carbono-cerâmica com 420 mm na dianteira e 390 mm na traseira. Além disso, há um controle eletrônico de rolagem lateral, que limita a inclinação da carroceria em apenas 1,5º nas curvas.  

O DBX S é 47 kg mais leve que o 707, mas ainda beira os 2.200 kg em ordem de marcha. Para emagrecer assim, a marca desenvolveu um novo teto em fibra de carbono (18 kg mais leve que o de lata convencional), rodas de magnésio de 19” (19 kg mais leve que as convencionais), grade dianteira em policarbonato, e removeu as barras de teto.  

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Esteticamente, há uma nova identidade visual das luzes de faróis e lanternas, mais apêndices aerodinâmicos nas laterais, parachoque e difusor traseiro inéditos, além das quatro saídas de escape. Várias partes da carroceria em fibra de carbono estão disponíveis como opcional, para redução de peso: capas dos retrovisores, soleiras inferiores das portas, parachoque traseiro, saias laterais, paralamas e afins.  

Por dentro, revestimento em camurça especial em boa parte da cabine (couro opcional), cintos de segurança vermelhos e uma nova geração da multimídia da marca. Dentre os itens de série, um poderosíssimo sistema de som Bowers & Wilkins de 1.600 Watts de potência e 23 alto-falantes.  

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O DBX S já está disponível para encomenda no mercado europeu, com entregas previstas para o quarto trimestre de 2025. Preço? A marca britânica ainda mantém em segredo.