VW NEW BEETLE R$ 59.590

A Volkswagen apresentou o novo New Beetle para 2008. Mudou muito? Não, a versão moderna do querido Fusquinha só se atualizou com relação a sua família. Como utiliza a mesma plataforma do Golf geração IV (o modelo lançado em 1998 e que ainda é fabricado no Brasil), nada mais justo que o Beetle recebesse a mesma transmissão automática Tiptronic de seis marchas que Bora e Golf já utilizam. E isso aconteceu justamente nessa versão 2008.

Com relação ao Tiptronic anterior, de quatro marchas, o conjunto melhorou. Com essa nova transmissão é possível aproveitar mais o torque do velho motor 2.0 de contidos 116 cv e torque limitado de 17,3 kgfm. Com o câmbio de seis marchas, é possível tirar um pouco mais de proveito do motor, que se tivesse os 20 kgfm de torque dos motores 2.0 dos concorrentes nem precisaria de tanta marcha para ter uma performance aceitável. Mas foi essa a solução encontrada pela VW para protelar por mais algum tempo a sobrevida de seu oito válvulas.

A substituição melhorou de maneira discreta a performance e de maneira significativa o consumo de gasolina (o velho motor tem ainda esse defeito: não existe na versão flex): o consumo rodoviário passou dos 13,8 km/l para bons 14,5 km/l.

O câmbio automático de seis marchas com opção seqüencial, que já equipa o Bora e o Golf, melhorou um pouco o desempenho do carro e garantiu números de consumo mais atraentes

Além dessa importante alteração mecânica, o Beetle 2008 recebeu apenas novas rodas de liga leve aro 16 (pneus 205/55) de desenho mais atual. Só isso. Há ainda uma nova alteração, essa não muito simpática ao consumidor: o aumento oficial do preço. Os US$ 25.300 (cerca de R$ 45.540) se transformaram em US$ 33.105 (R$ 59.590) nessa versão 2008. Muito provavelmente, essa medida pode ter sido tomada para que se acabasse com até no preço… Atualizado 2008 JANEIRO MOTOR SHOW | 37 Motor 4 cil, 2.0, 8V, aspirado Transmissão Manual. Automática seqüencial, 6 marchas, tração dianteira Dimensões (m) comp: 4,08 / larg: 1,72 / alt: 1,50 entreeixos: 2,50 Peso 1.250 kg Porta-malas 209 litros Gasolina Potência 116 cv a 5.200 rpm Torque 17,3 kgfm a 2.400 Vel. Máxima 182 km/h 0 a 100 km/h 12s1 Consumo km/l Cidade: 7,5 / Estrada: 14,5 Preço sugerido R$ 59.590 FICHA TÉCNICA VW New Beetle o ágio criado sobre o preço praticado pelo mercado. Como havia muitas filas para comprar o simpático carrinho e apenas algumas concessionárias tinham o privilégio de vendê-lo, acabava naturalmente se criando um sobrepreço para quem tivesse pressa em receber o carro e não estivesse disposto a esperar. A Volks espera regular o mercado com esse aumento de quase US$ 8.000 no preço do Beetle 2008.

Se tivesse mais torque, nem precisaria de tantas marchas

Apesar do preço mais alto, o carro ainda está dentro da média de mercado, principalmente se considerarmos a exclusividade que oferece. Os detalhes retrô do habitáculo são únicos! Pena o espaço interno ser tão limitado

Mas é muito claro também que seria uma atitude mais sensata junto ao consumidor se a marca aumentasse o volume de unidades importadas: nesse caso o ágio poderia ser extinto pela maior oferta do produto. Com essa providência, não seria necessário um aumento no preço e todo consumidor da marca sairia ganhando com a política. Mas como também o produto é fabricado com limitações na fábrica de Puebla (México) e sua prioridade é o mercado norte-americano, não deve sobrar muito para o mercado brasileiro.

Mesmo assim, o valor cobrado pelo modelo está dentro da realidade de nosso mercado e seu preço não é alto, principalmente se considerarmos a exclusividade que esse carro oferece.