A Audi abriu a pré-venda do novo RS Q8 Performance para o mercado brasileiro. Trata-se da linha renovada da versão esportiva do utilitário de luxo da marca das quatro argolas. O preço? R$ 1.295.990, exclusivo para as primeiras 30 unidades. A chegada do veículo às lojas está prevista para o último trimestre deste ano.

As opções de cores disponíveis são: Branco Carrara (sólida); Azul Ascari, Azul Waitomo, Branco Geleira, Bege Gold Sakhir, Prata Satélite, Preto Mito, Vermelho Chili (metálicas); e Cinza Daytona (perolizada). Há ainda a opção de pintura Audi Exclusive nas cores sólida, metálica, perolizada ou cristalizada.

+ Novo Audi Q5 de terceira geração chega no fim do ano; conheça
+ Audi confirma a produção da nova geração do Q3 em São José dos Pinhais (PR) em 2026

Audi RS Q8 2026 – Foto: Audi/divulgação

Como é o RS Q8 Performance?

O SUV grande recebeu uma reestilização visual de meia-vida, acompanhando o irmão Q8 “convencional”, retocado em 2024. Basicamente, as mudanças se concentram no novo para-choque dianteiro, com a maioria em preto brilhante e mais tomadas de ar, enquanto a grade recebe elementos tridimensionais. Atrás, duas saídas de escapamento ovais, com um inédito difusor entre elas. O interior tem acabamentos e detalhes repensados, mesclando alumínio escovado, bancos RS em couro especial, além de partes em Alcantara (camurça). 

Audi RS Q8 2026 – Foto: Audi/divulgação

Motor de Lamborghini

Apostando no lema de “esportividade com versatilidade”, ele esbanja um poderoso motorzão V8 4.0 biturbo a gasolina, mesmo do Lamborghini Urus. São 640 cv de potência a 6.000 rpm, provando ser um V8 que entrega seu máximo em rotações não tão altas, e brutais 86,7 mkgf de torque a partir de 2.300 rpm. Na transmissão, a caixa automática de oito velocidades, enquanto a tração é integral permanente (quattro).  

O conjunto mecânico permite ao SUV esportivo de luxo acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 3,6 segundos, além de atingir a velocidade máxima de 280 km/h (limitada eletronicamente). Caso queira, o proprietário ainda pode adquirir um opcional que aumenta a máxima para 305 km/h.  

Audi RS Q8 2026 – Foto: Audi/divulgação

O RS Q8 pesa mais do que as caminhonetes médias turbodiesel, como Hilux, Ranger ou S10, mas, mesmo assim, consegue performance de tirar o fôlego. Um dos responsáveis é o tal “V8tão” biturbo, o mais potente motor à combustão já fabricado na história da Audi Sport, divisão esportiva da marca alemã. O sistema de escape é novo, e mais leve, fazendo ecoar melhor o som da usina de força.  

Audi RS Q8 2026 – Foto: Audi/divulgação

E, como tudo que acelera precisa parar, o grandalhão esportivo recebe freios ventilados com disco de cerâmica de série. Põe grandalhão nisso: são mais de 5 metros de comprimento, largura que passa dos 2 metros (sem contar retrovisores), nada menos que 3 metros de distância entre-eixos (um Fiat Mobi tem 3,6 m de para-choque a para-choque), com 1,70 m de altura. No porta-malas, 605 litros. 

Tecnologias

De série, há seletor de modos de condução, ar-condicionado automático digital de quatro zonas, bancos dianteiros com ajustes elétricos e memória de posição, aquecimento e ventilação para bancos de motorista e copiloto, retrovisor interno fotocrômico, fechamento das portas servo-assistido, head-up display, iluminação ambiente em LED personalizável, tampa do porta-malas com abertura/fechamento elétricos presenciais, teto-solar panorâmico e sistema de som Bang & Olufsen 3D com 730 Watts.  

Audi RS Q8 2026 – Foto: Audi/divulgação

A lista vai além com multimídia com navegador GPS embutido, painel de instrumentos digital com grafismos esportivos, além de câmeras 360º, faróis full-LED com facho matricial (Matrix), apresentação dinâmica de luzes, sistema Park Assist (estacionamento semiautônomo), sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, rodas de liga-leve aro 23, sem contar um enorme pacote ADAS.  

Audi RS Q8 2026 – Foto: Audi/divulgação

A Audi oferece vários opcionais “gratuitos” para o modelo: Pacote RS Design Cinza (volante com costuras cinzas, cintos de segurança cinzas e tapetes personalizados), pacote RS Design Vermelho (mesmas modificações em vermelho), pacote RS Design Azul (em azul), além de um kit que inclui capas dos retrovisores externos e emblemas na cor preto brilhante. As pinças de freios podem ter capas azuis ou vermelhas, e as capas dos retrovisores externos tem opção de alumínio.  

Audi RS Q8 2026 – Foto: Audi/divulgação

Detalhes na carroceria

Caso queira investir uma grana a mais, o comprador do novo RS Q8 ainda pode equipá-lo com pintura Audi Exclusive (personalizada), assistente de Visão Noturna, faróis matriciais com luzes de laser, acabamento do painel em carbono, capas dos retrovisores em carbono, e a velocidade máxima aumentada para 305 km/h (que acompanha pneus especiais, Pirelli P Zero Performance). 

Audi RS Q8 2026 – Foto: Audi/divulgação