A Audi apresentou oficialmente a nova geração do Audi A4. Apesar de visualmente muito parecida com o antecessor, o A4 de quinta geração é mais leve, maior, mais potente e mais tecnológico, graças à adoção de equipamentos dos irmãos mais caros. O modelo chega às concessionárias da Europa no segundo semestre deste ano.

Construído sobre uma versão aperfeiçoada da plataforma MLB da geração passada, o novo A4 tem 4,73 metros de comprimento e 2,82 metros de entre-eixos. Com isso, é três centímetros mais longo e tem entre-eixos dois centímetros maior que o antigo, mas é até 120 kg mais leve. Mérito das alterações nas técnicas de construção e nos materiais utilizados na carroceria.

Na lista de equipamentos do novo A4, as atrações são o sistema de abertura por sensores do porta-malas da versão Avant (perua) e o Audi virtual cockpit. Opcional, o equipamento que estreou na geração mais recente do esportivo TT substitui o painel de instrumentos tradicional por uma tela LCD de 12,3 polegadas, que pode ser personalizada com diferentes combinações de mostradores digitais. Já o sistema multimídia trabalha integrado com smartphones iOS ou Android e pode atuar como um ponto de acesso Wi-Fi.

A gama de motores inclui sete opções de motores, sendo três do tipo TFSI (gasolina) e quatro TDI (turbodiesel). A menos potente é a 2.0 TDI de quatro cilindros e 152 cv. Já a mais potente é a 3.0 TDI de seis cilindros e 275 cv. Herdados do A4 anterior, os propulsores foram modernizados para ficar, em média, 21% mais econômicos.

O comprador terá a disposição três opções de transmissão: a manual de seis marchas, a automatizada S tronic de sete marchas e dupla embreagem e a automática tradicional Tiptronic, de oito marchas.