A Audi antecipou uma das suas principais atrações do Salão de Genebra e apresentou nesta quinta-feira (26) a segunda geração do R8. Totalmente renovado em relação ao modelo anterior, o superesportivo manteve o design arrojado, com destaque para as grandes entradas de ar nas laterais. Na dianteira, além do capô mais baixo, os faróis e os para-choques perderam os traços curvos para adotar linhas retas e arestas.

A principal novidade tecnológica do modelo é a adoção da iluminação dos faróis por lasers, opcional que promete aumentar para até 600 metros o alcance do facho alto do superesportivo. No interior, o painel com instrumentos convencionais dá lugar a um monitor de 12,3 polegadas, com informações que podem ser personalizadas pelo motorista.

Luxuoso, o acabamento da cabine pode ser feito em couro Nappa ou numa combinação entre o couro e Alcantara, com detalhes em fibra de carbono. O motorista tem a disposição ainda um sistema multimídia com navegador e até uma rede wi-fi. Como opcional, é possível selecionar ainda um sistema de som premium da Bang&Olufsen com 500 watts de potência.

O superesportivo alemão será oferecido apenas com a motorização V10 5.2, com potências de 540 cv e 610 cv. Segundo o fabricante, na versão mais potente, o modelo consegue atingir 330 km/h e fazer de 0 a 100 km/h em 3,2 segundos e de 0 a 200 km/h em 9,9 segundos. A transmissão automatizada S-Tronic de sete marchas e dupla embreagem e a tração integral Quattro são as únicas disponíveis nas duas versões.

O novo R8 está disponível em onze cores de carroceria, dentre os quais um tom batizado de verde camuflagem, além de duas opções de cores para o acabamento da cabine.

Ainda de acordo com o fabricante, em breve o modelo deverá ganhar as versões E-tron (equipada com dois motores elétricos que somam 462 cv de potência) e também o R8 LMS, que será preparado dentro das especificações GT3 da Federação Internacional de Automobilismo (FIA).