PreviousNext

A Audi comemorou nesta sexta-feira, 18 de setembro, os 20 anos de produção da primeira unidade do modelo A3. Três gerações e mais de 3,5 milhões de unidades depois, o hatch deu origem a uma família que hoje inclui as variações sedã e conversível.

Lançado como uma opção mais sofisticada e esportiva ao Volkswagen Golf, o A3 compartilhava a mesma plataforma e o conjunto mecânico do médio VW, mas oferecia inicialmente apenas a opção da carroceria de três portas.

Inicialmente importado, a partir de 1999 o A3 de primeira geração foi o primeiro carro da marca a ser produzido no Brasil, na fábrica do Grupo VW em São José dos Pinhais (PR). No País, o carro teve a opção de carroceria com cinco portas e podia ser equipado com motores 1.6 8V, 1.8 20V aspirado e 1.8 20V turbo. Esta primeira geração foi produzida no Brasil até 2006, três anos após o lançamento da nova geração na Europa.

Ainda montado sobre a mesma plataforma do Golf, o modelo começava a se distanciar do primo VW. Esta segunda geração marcava a estreia da carroceria de cinco portas no mercado europeu. Outra novidade era a adoção dos motores TFSI, diferentes das unidades utilizadas pela Volkswagen.

A geração mais recente do compacto foi lançada em 2012 e foi a primeira a ser construída sobre a então nova plataforma global da VW, a MQB. As principais novidades desta geração são a versão conversível e a sedã. O sedã, aliás, passa a ser produzido em outubro no Brasil e marca o retorno da empresa das quatro argolas ao clube de fabricantes nacionais de veículos.