11/04/2025 - 14:40
Após ser exibido no começo do ano passado na Europa, o RS 6 Avant GT foi confirmado pela Audi para o mercado brasileiro. Ele chegará em edição limitada de apenas dez unidades – ao todo, foram 660 produzidas.
Vale destacar que para desenhar o modelo, a marca de quatro argolas mirou no conceito RS 6 GTO, de 2020, e no carro de corrida Audi 90 quattro IMSA GTO, de 1989. O desenvolvimento passou pelas mãos de doze jovens sob a supervisão de mecânicos e pintores, que trabalharam em conjunto por seis meses com o apoio da Audi Design.

A perua esportiva conta agora com um visual inédito. Ele estreia linhas nos spoilers, difusores e para-choques, para citar.
As novas rodas de seis raios são de 22 polegadas, enquanto os freios de cerâmica têm pinças de freio vermelhas, como item de série.

+ Teste rápido: Audi RS 3 é um ‘foguetinho’ com coração de 5 cilindros
+ Audi confirma 13 lançamentos para o Brasil em 2025; lista inclui o inédito A6 elétrico
Um RS 6 diferente
O sobrenome GT não é à toa. A aparência mais agressiva justamente é para diferenciar das configurações Avant e Avant Performance da perua.
Isso pode ser notado na dianteira, com a ampla grade frontal, bem como as entradas de ar em acabamento preto brilhante. O desenho é formado por lâminas verticais e pela colmeia.
Para o capô e para-lamas, a Audi escolheu aplicar fibra de carbono com acabamento exclusivo. Nas laterais houve a inserção de saias e capas de espelhos retrovisores em carbono brilhante.
Atrás estão o logotipo e difusores em preto brilhante com refletor centralizado verticalmente. Acima do vidro traseiro, destaque para a asa dupla inspirada no automobilismo.

Outro detalhe é que, pela primeira vez na história do RS 6 Avant, os trilhos do teto foram removidos para criar uma silhueta mais plana e esportiva, diz a marca.
A carroceria adota uma combinação de cores em “Arkona White”, acompanhada de inserções “Audi Sport” (preto, cinza e vermelho).

‘Cockpit’
Para o interior, a Audi simulou um verdadeiro cockpit, com o pacote de design RS plus como padrão. A lista conta com volante de base reta (cheio de botões), três telas, pedais em aço, cabine em preto, costuras aparentes em vermelho e cobre, e teto solar panorâmico.
A identificação “RS 6 GT” está presente no console central, tapetes e assentos. Os novos bancos em couro dinâmica e costura em favo de mel são do tipo concha e neles estão os cintos de segurança em vermelho carmesim. A cereja do bolo está no número de série no console central.
O sistema de som é assinado pela Bang&Olufsen, com dois auto-falantes direcionais e motorizados no painel frontal e 19 auto-falantes.
Sob o capô… um V8
Sob o capô está o motor V8 de 4 litros biturbo otimizado, que descarrega 630 cv de potência e 830 Nm de torque. A potência é fornecida à tração integral permanente (quattro) por meio da caixa de câmbio (Tiptronic) padrão de oito velocidades.
O conjunto é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 3,3 segundos. A aceleração de 0 a 200 km/h ocorre em apenas 11,5 segundos. A velocidade máxima padrão, por sua vez, é de 305 km/h.
Mercado
A Audi não divulgou preço ou quando chegarão as dez unidades previstas para o Brasil. Para se ter uma ideia, a versão Performance é comercializada atualmente por R$ 1.251.990.