A Audi lançou no mercado brasileiro o Q8 e-tron. O elétrico será oferecido em quatro opções, nas carrocerias SUV ou Sportback, e nas versões Performance Black ou Launch Edition, seja para aquisição ou por assinatura no programa Audi Signature – a partir de R$ 15.050, no plano de 36 meses.

Outro detalhe é que o lançamento introduz um novo padrão global de nomenclatura da linha e-tron, sendo que as próximas novidades das linhas A e Q com número final par receberão a motorização elétrica, enquanto os modelos com dígito final ímpar seguirão com a motorização a combustão ou híbrida.

Audi Q8 e-tron – Crédito: Divulgação

Na fita métrica o Q8 Sportback e-tron tem 4.915 mm de comprimento, 2.189 mm de largura, 1.619 mm de altura e 2.928 mm de entre-eixos. A capacidade do porta-malas é de 528 litros e o peso total do veículo é de 2.715 quilos.

Já na versão SUV, a altura é um pouco maior, de 1.633 mm. Vale destacar que nessa carroceria, a capacidade do porta-malas sobe para 569 litros e o peso total é de 2.720 quilos. Nas duas carrocerias, o porta-malas dianteiro é de 60 litros.

+ Novo Audi e-tron GT: esportivo elétrico entra em pré-venda no Brasil
+ Audi TT completa 25 anos de produção; relembre a história do esportivo

Visual

O Q8 e-tron adota a nova linguagem visual da marca, que conta com logotipo bidimensional em tonalidade fosca e a identificação do modelo, além da versão ficar situada de maneira mais discreta, na coluna central, com tonalidade em preto brilhante.

Audi Q8 e-tron – Crédito: Divulgação

As novidades estéticas englobam ainda os para-choques dianteiro e traseiro, grade frontal e o filete iluminado separando os faróis dianteiros em LED Matrix, que foram aprimorados.

A Audi explica que o modelo recebeu melhorias aerodinâmicas, que incluem elementos no interior do para-choque frontal, para otimizar o fluxo de ar que entra no veículo e reduzir a resistência do ar, combinado ao baixo centro de gravidade, que garante maior estabilidade.

Interior

Por dentro, os revestimentos dos bancos são de couro e tecido Dinamica, com o volante e apoio de braço das portas em couro. Na versão Performance Black, as costuras são cinza rocha com detalhes do painel em cinza vulcão. Já na opção Launch Edition, as costuras são vermelhas, assim como as bordas dos cintos (padrão Audi Sport) e detalhes em fibra de carbono no painel.

A lista de equipamentos de segurança confere: controle de cruzeiro adaptativo (ACC); aviso de saída de faixa (LKAS) com assistente de emergência; câmera 360° com sistema Parking Assist Plus; Faróis Matrix LED com setas dinâmicas; e Audi Side Assist, composto por monitor de ponto cego, monitor de tráfego reverso e exit warning – que identifica a aproximação de algum objeto nas laterais do veículo, retardando a abertura das portas para evitar acidentes.

O Q8 e-tron tem ar-condicionado de quatro zonas, sistema de som Bang & Olufsen 3D, teto solar panorâmico, volante de três raios multifuncional com regulagem elétrica.

Versões

Audi Q8 e-tron – Crédito: Divulgação

A versão Launch Edition conta com o Pacote Black Plus no exterior, que agrega frisos externos em preto brilhante, os anéis da Audi na cor cinza escurecido; capa dos retrovisores na cor preta; grade “Singleframe” na cor do veículo; rodas de 22 polegadas com design exclusivo e polidas na cor cinza titânio; e capacidade de carga 22 kW no modo AC.

Entre os itens opcionais de ambas as versões estão: faróis digitais Matrix LED, incluindo projeções e animações (R$ 25.000,00); e retrovisores virtuais (R$ 15.000,00). Já a capacidade de carga AC 22 kW (R$ 16.500) é item opcional da versão Performance Black.

Cores

Na versão Launch Edition, as cores de pintura externa são: Branco Geleira, Cinza Cronos, Cinza Daytona, Preto Mito e Cinza Imã (sólida). Já na versão Performance Black, as opções são Cinza Imã (sólida), Azul Ultra, Cinza Cronos, Branco Geleira, Marrom Madeira, Preto Mito, Azul Plasma e Vermelho Soneira (metálicas), e Cinza Daytona (perolizada).

PreviousNext

Trem de força

O modelo é equipado com dois propulsores elétricos que combinados desenvolvem 408 cv de potência e 664 Nm de torque. A tração é integral. O conjunto mecânico permite que o Q8 vá de 0 a 100 km/h em 5,6 segundos, sendo que a velocidade máxima é de 200 km/h (limitada eletronicamente). O condutor pode ainda escolher entre sete modos de condução pelo Audi Drive Select.

Outro destaque é a nova bateria com célula química avançada, com capacidade aumentada em 20% em relação ao modelo anterior, indo de 95 kWh para 114 kWh. A capacidade de carregamento também foi ampliada em mais 20 kW, para 170 kW, permitindo a recarga elétrica de 10% a 80% em 31 minutos.

Versões e preços:

Audi Q8 e-tron SUV Performance Black: R$ 669.990

Audi Q8 e-tron Sportback Performance Black: R$ 699.990

Audi Q8 e-tron SUV Launch Edition: R$ 681.990

Audi Q8 e-tron Sportback Launch Edition: R$ 711.990

MAIS NA MOTOR SHOW:

+ Vídeo: maior carro do mundo tem 30 metros, pista de golfe e até heliponto
+ Pedro Costa: conheça o ‘pediatra’ dos carros de luxo da Stradale Car Service
+ Licenciamento em SP: grupo tem até agosto para regularizar; confira
+ Mitsubishi lança L200 Triton Savana do Rally dos Sertões por R$ 311.990
+ Guerra dos elétricos: Renault reduz o preço do Kwid E-Tech em R$ 10 mil
+ Chevrolet Silverado terá motor V8 e será exibida no Brasil em agosto
+ Nissan faz recall do Leaf no Brasil por possível defeito de aceleração
+ Elétricos e híbridos: confira quais são os carros 0km mais vendidos no país
+ Vendas de veículos eletrificados aumentam 138% no Brasil
+ Viagem: motociclistas vão do Acre ao DF em expedição de 12 dias e 4,5 mil km