A Audi lançou no mercado brasileiro a RS 6 Avant Legacy. Trata-se de uma versão exclusiva criada especialmente para o país e que adota um novo visual, mais equipamentos e ajustes dinâmicos que reduziram o seu peso total e deixaram o seu desempenho ainda mais esportivo.

A novidade integra uma série de lançamentos que a marca das quatro argolas vai anunciar ao longo de 2024 em comemoração aos seus 30 anos em solo nacional. Por isso, o logotipo “Audi 30 years” gravado no vidro traseiro identifica a série especial limitada a apenas 15 unidades, as quais serão entregues ao mercado brasileiro ao longo deste ano de 2024. O preço? R$ 1.364.990,00.

Audi RS 6 Avant Legacy – Crédito: Divulgação

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RS 6 Avant Legacy e RS 6 Avant Performance

A station wagon tem como base a RS 6 Avant Performance, que também desembarca neste ano no Brasil. Ambas compartilham as mesmas características mecânicas e desempenho. No entanto, a Legacy entrega customização exclusiva.

Audi RS 6 Avant Legacy – Crédito: Divulgação

Visual

Por fora, há o pacote em carbono fosco (item exclusivo da RS6 Legacy), rodas de 22 polegadas na cor bronze forjadas, com pinças de freio pretas e pneus Continental Sport Contact 7.

Audi RS 6 Avant Legacy – Crédito: Divulgação

Na dianteira estão as amplas tomadas de ar e os faróis Full LED Matrix de série, com luz de direção dinâmica e Audi Laser Light, separam a grade singleframe hexagonal em estrutura de colmeia.

As saias laterais emolduram o veículo. Atrás, as lanternas em LED invadem a tampa do porta-malas e mais abaixo há duas saídas de escapamento ovais.

Audi RS 6 Avant Legacy – Crédito: Divulgação

O modelo recebe também a pintura Audi Exclusive Azul Ascari fosca (cor exclusiva da RS6 Legacy no Brasil) e gravação personalizada com numeração individual da 1ª a 15ª unidade localizada no vidro traseiro.

Interior

No habitáculo, os bancos e laterais das portas estão nas cores preto e cinza. A cabine tem itens de acabamento inéditos, como as costuras contrastantes no volante e da parte superior do painel na cor bronze. O modelo traz ainda cinto de segurança cinza, logo RS bordado em bronze e tapetes personalizados RS com costuras contrastantes em bronze.

Audi RS 6 Avant Legacy – Crédito: Divulgação

No console central há uma tela superior com 10,1 polegadas, com opções de personalização do veículo, sistema de som e entretenimento, e interface com smartphones por meio dos sistemas Android e iOS. Abaixo, por meio de uma tela de 8,6 polegadas, está o acesso aos controles de climatização, conforto e entradas de texto.

Em frente ao motorista surge o Audi Virtual Cockpit com layout RS e novas barras coloridas, enquanto o head-up display possibilita que o condutor visualize as principais informações sem desviar os olhos do caminho.

Audi RS 6 Avant Legacy – Crédito: Divulgação

Motorização

Sob o capô está o motor 4.0 litros TFSI V8 biturbo, que oferece 630 cv de potência , entre 6.000 a 6.250 rpm, e torque de 850 Nm, de 2.050 a 4.500 rpm. O conjunto está associado à transmissão tiptronic de oito velocidades. A perua também tem o sistema de tração integral quattro e quatro modos de condução: Comfort, Auto, Dynamic e Individual.

Audi RS 6 Avant Legacy – Crédito: Divulgação

Outro detalhe é que a perua tem uma assistência elétrica, composta por uma bateria de íons de lítio e um alternador de correia (BAS) em um sistema elétrico primário de 48 volts. Por meio dele, o modelo pode se deslocar em velocidades entre 55 e 160 km/h com o motor desligado e, em seguida, o BAS reinicia o propulsor. Durante a desaceleração, o BAS pode recuperar até 12 kW de energia. O sistema start-stop começa a funcionar em 22 km/h.

Com tudo isso, a RS 6 Avant Legacy vai de 0 a 100 km/h em 3,4 segundos e de 0 a 200 km/h em 11,7 segundos. A velocidade máxima é de 280 km/h. Além disso, há um novo sistema de exaustão para intensificar a experiência sonora.

A tecnologia do eixo traseiro dinâmico, por sua vez, possibilita girar as rodas traseiras em até cinco graus. “Em baixa velocidade, elas viram na direção oposta às rodas dianteiras, reduzindo o diâmetro de giro. Em alta velocidade, elas viram na mesma direção do eixo dianteiro, reforçando a estabilidade durante as mudanças de faixa”, diz a marca.