04/03/2026 - 11:00
A Audi anunciou de supetão que já está fazendo a nova geração do Q3 em São José dos Pinhais (PR), onde já era montada a geração anterior do SUV compacto. O modelo está sendo montado por lá nas variantes SUV e Sportback (coupé), e já tem data para chegar na rede de concessionárias brasileiras: segunda quinzena de maio. Trata-se do primeiro lançamento da marca por aqui em 2026, depois de uma série de novidades mostradas em 2025 (treze, no total).
+Audi Q5 tem nova versão de quase R$ 500 mil. O que oferece?
+Suzuki e-Vitara, 100% elétrico, chega sem preço em nova fase da marca no Brasil

Como é o Novo Q3?
Essa é uma nova geração do Q3, a terceira pelo mundo. Foi apresentada na Europa em junho de 2025 na configuração SUV e final de agosto na Sportback, coupé, ambas com design que se inspira fortemente no Q5 de terceira geração: traz linhas mais limpas, arredondadas e leves, seguindo a mais recente identidade visual da fabricante. Deixa de lado os traços sérios e sisudos, marcas registradas do Q3 vendido hoje no Brasil.

Mesmo com nova carroceria e identidade visual, ele conserva a plataforma MQB Evo da atual geração, e o que prova isso são as dimensões que mudaram pouco: cresceu 5 cm no comprimento (chega a 4,53 m) e 2 cm na altura (ronda os 1,61 m no SUV), conservando os 1,86 m de largura e até a distância entre-eixos de exatos 2,68 m. O porta-malas, porém, baixou para pouco menos de 490 litros, contra 530 da atual geração.

Novo interior e tecnologias
O interior é outro, totalmente diferente, mais uma vez seguindo a filosofia de telas grandes e cockpit envolvente, emprestada de Q5 e A5 mais recentes. Além disso, ele estreia a alavanca de transmissão atrás do volante, fixada na coluna de direção, como nos Mercedes: à direita, a haste comanda o câmbio, e à esquerda ativa os limpadores e lavadores de parabrisas. O objetivo foi livrar espaço no console central.
No pacote constam painel de instrumentos digital de 11,9” e multimídia de 12,8” unidos em uma só peça curvada, e há um novo volante, de base plana e quatro raios. Em opções mais caras, constam itens como head-up display, sistema de som Sonos, carregador de celular sem fio e luzes ambientes personalizáveis. Os equipamentos de série das versões montadas no Brasil, porém, seguem em segredo.

Dentre as tecnologias bacanas, além de um amplo pacote ADAS, o que se destaca é um sistema autônomo que identifica um desmaio ou mal súbito do motorista, através de sensores e câmeras que detectam sua falta de movimentos ao volante. Caso o carro perceba que o condutor não reage, consegue parar sozinho em segurança, acionando o pisca-alerta e a buzina, para alertar outras pessoas ao redor. O sistema pode chegar ao carro que será vendido no Brasil, ou não.

Mecânica
O powertrain passou por evoluções. Ele mantém as suspensões independentes nas quatro rodas, e os quatro freios a disco, mas recebeu aprimoramentos em toda a parte mecânica, passando a trazer até amortecedores adaptativos, dependendo da configuração (no mercado europeu, lógico). Para o Brasil, a grande aposta é que ele mantenha sob o capô o bom e velho 2.0 turbo a gasolina (EA-888), na calibração com cerca de 230 cv de potência e 35 mkgf de torque, aliado a tração integral Quattro.

O Novo Q3 não pode ficar muito mais poderoso do que isso, já que seu irmão Q5 usa o mesmo 2.0 turbo e a mesma tração integral, só que num conjunto que rende 272 cv e 40,8 mkgf. Entre os dois SUVs, também há diferenças importantes na transmissão: enquanto o Q5 usa uma caixa automatizada de dupla embreagem e sete velocidades, o Novo Q3 deve manter a transmissão automática convencional de oito marchas (ZF). São esperados bons números de aceleração, já que o modelo atual demora apenas 7 segundos para ir de 0 a 100 km/h, correndo até os 240 km/h.
Terceira geração Made in Brazil
Vale lembrar que as três gerações do Audi Q3 chegaram a sair da fábrica de São José dos Pinhais, que é compartilhada com a VW (de lá também sai T-Cross e algumas versões do Virtus). A primeira foi feita entre 2016 e 2019, a segunda entre 2022 e início de 2025, e a terceira teve o start agora no primeiro trimestre de 2026.









