A Audi não vai deixar de trazer o Novo Q3 ao Brasil, isso é certo. Até porque o SUV, que chegou recentemente na terceira geração na Europa, é um dos produtos mais vendidos da marca alemã por aqui atualmente. Oficialmente, ela confirmou a chegada dessa nova geração em terras nacionais em 2026, inicialmente importado da Hungria. 

+Novo Audi Q5 entra em pré-venda R$ 80 mil mais barato que geração anterior

+Compra do Ano/SUV Médio Premium: BMW X1 ganha corpo e vira SUV pra valer

Audi Q3 2026 – Foto: divulgação

Depois, o passo seguinte é passar a fabricá-lo em São José dos Pinhais (PR), de onde hoje sai a segunda geração do Q3. Essa, por sua vez, já está completando seu sétimo ano de mercado mundial, ainda que tenha desembarcado no Brasil em 2020. De qualquer forma, já está pedindo um sucessor, mesmo aqui no mercado nacional… 

Audi Q3 2026 – Foto: divulgação

Como é o Novo Q3?

A terceira, e mais recente, geração do Audi Q3 foi apresentada na Europa em junho na configuração SUV e final de agosto na Sportback, coupé. Ambas terão as vendas iniciadas em outubro por lá. Seu design se inspira fortemente no Q5 de terceira geração, com linhas mais limpas, arredondadas e leves, seguindo a mais recente identidade visual da fabricante. Deixa de lado os traços sérios e sisudos, marcas registradas do Q3 vendido hoje no Brasil.  

Audi Q3 2026 – Foto: divulgação

Ainda assim, ele conserva a plataforma MQB Evo da atual geração, e o que prova isso são as dimensões que mudaram pouco: cresceu 5 cm no comprimento (chega a 4,53 m) e 2 cm na altura (ronda os 1,61 m no SUV), conservando os 1,86 m de largura e até a distância entre-eixos de exatos 2.682 mm. O porta-malas, porém, baixou para pouco menos de 490 litros, contra 530 da atual geração. Talvez seja um indício de que a Audi priorizou o espaço para os passageiros, ao invés das malas.  

PreviousNext

O interior é outro, totalmente diferente, mais uma vez seguindo a filosofia de telas grandes e cockpit envolvente, emprestada de Q5 e A5 mais recentes. Além disso, ele estreia a alavanca de transmissão atrás do volante, fixada na coluna de direção, como nos Mercedes: à direita, a haste comanda o câmbio, e à esquerda ativa os limpadores e lavadores de parabrisas. O objetivo foi livrar espaço no console central.  

Audi Q3 2026 – Foto: divulgação

Painel de instrumentos digital (11,9”) e multimídia (12,8”) são unidos em uma só peça curvada, e combinam com o novo volante, de base plana e quatro raios. No pacote tecnológico estão itens como head-up display, sistema de som Sonos, carregador de celular sem fio e pacote de luzes ambientes personalizáveis. Os itens que virão para o Brasil ainda são incertos. 

Audi Q3 2026 – Foto: divulgação

Mecânica atualizada

O powertrain passou por evoluções. Ele mantém as suspensões independentes nas quatro rodas, e os quatro freios a disco, mas recebeu aprimoramentos em toda a parte mecânica, passando a trazer até amortecedores adaptativos, dependendo da configuração. Além disso, uma inédita configuração híbrida plug-in, com motor 1.5 turbo e outro propulsor elétrico, promete até 119 km de autonomia (WLTP), graças a baterias de tração com quase 20 kWh de capacidade.  

PreviousNext

Porém, em contrapartida, ele conserva opções puramente a gasolina e até a diesel, para não perder o público mais conservador. Dentre elas, um 1.5 turbo a gasolina com 150 cv (evolução do 1.4 250TSI dos VW), o tradicional 2.0 turbo a gasolina EA-888 com 204 ou 265 cv (dependendo da versão), e um 2.0 turbodiesel, também de 150 cv. Para toda a linha, a transmissão é a automatizada de dupla embreagem e sete marchas, e a tração integral permanente (quattro) está disponível apenas nas versões 2.0 turbo a gasolina.  

Audi Q3 2026 – Foto: divulgação

A configuração mais poderosa, 2.0 turbo a gasolina com 265 cv, faz com que o Q3 acelere de 0 a 100 km/h em apenas 5,7 segundos, correndo até os 240 km/h de velocidade máxima. Para o Brasil, há duas possibilidades: ressuscitar o 1.4 turbo de 150 cv para as versões de entrada e apostar no 2.0 turbo nas mais caras, ou conservar apenas o 2.0 turbo em diferentes opções de potência e torque.  

Tecnologias

Audi Q3 2026 – Foto: divulgação

Dentre as tecnologias bacanas, além de um amplo pacote ADAS, o que se destaca é um sistema autônomo que identifica um desmaio ou mal súbito do motorista, através de sensores e câmeras que detectam sua falta de movimentos ao volante. Caso o carro perceba que o condutor não reage, consegue parar sozinho em segurança, acionando o pisca-alerta e a buzina, para alertar outras pessoas ao redor.  

Audi Q3 2026 – Foto: divulgação

Por enquanto, a produção do Novo Q3 2026 está centrada em Györ, na Húngria, mas a Audi afirma que está preparando sua planta de Ingolstadt, na Alemanha, para também fabricar o modelo. Há chances de o Brasil ser o terceiro país a produzi-lo.