A Audi apresentou nesta quarta-feira (14) o novíssimo Q8. O SUV-coupé de quatro portas, que foi uma das atrações do fabricante no Salão de São Paulo, no ano passado, chega às concessionárias importado a partir de R$ 494.990 na configuração Performance. Já na versão mais cara Performance Black, o preço é de R$ 531.990. Essa última, adiciona detalhes pintados de preto e porção inferior do para-choque traseiro exclusiva. 

Ele é montado sobre a plataforma MLB Evo, a mesma do Q7 (confira aqui a avaliação), do Bentley Bentayga, do Lamborghini Urus (confira aqui a avaliação) e do Porsche Cayenne (confira aqui a avaliação). O maior utilitário esportivo do fabricante de Ingolstadt mede 4,98 m de comprimento, 2 m de largura e 1,71 m de altura. O entre-eixos é de abundantes 3 m, enquanto o porta-malas pode acomodar até 605 litros (1.755 litros com o banco traseiro rebatido). Um dos rivais do Q8 será o Porsche Cayenne Coupé, cuja chegada é aguardada ainda neste ano. Outros oponentes são o Mercedes-Benz GLE Coupé, o BMW X6 e o Range Rover Sport. 

Sob o capô, o motor responsável por movimentar os 2.270 kg do SUV é um seis cilindros em “V” 3.0 turbo de 340 cv de potência e 50,1 kgfm de torque. A transmissão é automática de oito marchas e a tração integral. Esse conjunto permite acelerar de 0 a 100 km/h em 5,9 segundos. O Q8 é um “híbrido leve” e utiliza um sistema elétrico de 48 volts. O start-stop, por exemplo, entra em ação a partir dos 22 km/h para ajudar no consumo de combustível, só para citar. 

O interior oferece o luxo e o acabamento esmerado dos modelos da Audi. Os destaques aparecem no quadro de instrumentos totalmente digital Virtual Cockpit de 12,3”, a central multimídia de 10,1” e a tela de 8,6” para controlar as funções do ar-condicionado de quatro zonas – o controle para os passageiros traseiros também é sensível ao toque. Entre os opcionais estão a pintura metálica ou perolizada e o Audi Side Assist, que adiciona os assistentes de pontos cegos e de tráfego cruzado, só para citar. 

Mais opcionais

Outro pacote oferecido opcionalmente incorpora a visão noturna, o eixo traseiro esterçante e o Head-UP Display (HUD). Também estão disponíveis a suspensão adaptativa e rodas de 22” vestidas por pneus de medidas 285/40. 

PreviousNext