Em pré-venda desde abril no mercado brasileiro, o novo Audi RS 3 finalmente chega às lojas. O esportivo é comercializado em duas opções: RS 3 Sedan (R$ 659.990) e RS 3 Sedan Track (R$ 714.990). A MOTOR SHOW teve acesso antecipado ao carro, lá em abril. E, como mencionado na matéria à época, ele é um “foguetinho”, divertido de dirigir, mas o consumidor terá que pagar por isso.

Em meio à eletrificação do mercado automotivo, ouvir o ronco de um motor de cinco cilindros da Audi é música para os ouvidos dos amantes a combustão. É uma mistura de sinfonia e diversão.

Audi RS 3 – Foto: Divulgação/Audi

Enfrentamos com ele as curvas do Circuito Panamericano, em Elias Fausto (SP), com maestria e grudado ao chão. A tração nas quatro rodas (quattro) não titubeou e corrigiu qualquer imperfeição.

Segundo a marca, a nova geração recebeu ajustes na suspensão esportiva RS com controle eletrônico de amortecedores (DCC), além de direção progressiva dinâmica, para respostas mais precisas.

+ Como a Audi quer dar a volta por cima no segmento premium no Brasil
+ Audi SQ6 Sportback tem 517 cv e quer conquistar pelo design

Audi RS 3 – Foto: Divulgação/Audi

Além de sonoro, o motor 2.5 TFSI de cinco cilindros em linha, que rende 400 cv de potência e 51 kgfm de torque, acelera bem e rapidamente chega aos 200 km/h. De forma oficial, ele vai de 0 a 100 km/h em 3,8 segundos. O câmbio é automatizado do tipo S tronic de sete velocidades.

Audi RS 3 – Foto: Divulgação/Audi

A potência máxima do modo “Performance” pode ser ativada por meio de botões no volante. Há também um modo “Rear” para quem curte drifts.

Audi RS 3 – Foto: Divulgação/Audi

Visual

O visual é bem resolvido, com a grade frontal bem mais aprimorada que do A3, grandes entradas de ar e os novos logotipos em 2D da marca de quatro argolas. O acabamento em preto brilhante está presente nas capas de retrovisores, molduras das portas, na grade, saias laterais, na lâmina acima do difusor e nas saídas de ar dianteiras e traseiras.

Audi RS 3 – Foto: Divulgação/Audi

Outro destaque da dianteira está no conjunto óptico, com tecnologia Matrix em LED, que forma belos quadriculados, com três opções de desenhos para luzes diurnas, que podem ser selecionados na central multimídia.

Audi RS 3 – Foto: Mauro Balhessa/IstoÉ

A traseira apresenta difusores de ar nos cantos do para-choque em formato vertical, que conversam com as entradas de ar dianteiras. Aqui estão também as duas enormes ponteiras de escapamento em formato oval. O espaço é dividido por um refletor vermelho central. As lanternas apresentam setas sequenciais.

Audi RS 3 – Foto: Divulgação/Audi

Nas laterais estão as rodas RS de alumínio fundido de 19 polegadas em preto fosco com design de cinco raios em formado de “Y”. Na versão Sedan Track (topo) estão discos de cerâmica, com pinças em azul. A configuração tem spoiler traseiro e detalhes em carbono.

Como opcional, estão disponíveis rodas com dez raios cruzados, em cinza escuro fosco ou em preto metálico brilhante em design bicolor.

Audi RS 3 – Foto: Divulgação/Audi

Interior

Por dentro, o RS 3 tem painel em microfibra Dinamica, volante achatado e a inscrição RS espalhada por todos os lados.

De série, há aquecedor para os bancos dianteiros esportivos e ajustáveis eletricamente com função de memória para o banco do motorista, ar-condicionado automático de três zonas, pedaleiras em alumínio, teto solar elétrico panorâmico e multimídia principal de 10 polegadas. O som é assinado pela Sonos e tem 680W.

Entre os recursos está head-up display, câmera 360°, assistente de cruzeiro adaptativo, alerta de saída e tráfego cruzado traseiro.

Audi RS 3 – Foto: Divulgação/Audi

Carroceria

Para a carroceria, a paleta de cores inclui: Branco Arkona (sólida); Amarelo Píton, Azul Ascari, Cinza Kemora, Preto Mito, Vermelho Progressivo e Verde Kyalami (sólida) além do Cinza Daytona (perolizada). No interior, a versão Sedan oferece acabamento em microfibra Dinamica, com costura contrastante dos bancos na cor preta e, tanto a costura do volante quanto a marcação meio-dia, nas cores vermelha, já de série, ou verde pelo pacote RS Design Verde.

Audi RS 3 – Foto: Mauro Balhessa/IstoÉ

Para a versão Track, há a opção de customização da marcação meio-dia e da costura do volante em vermelho (de série) ou verde, pelo Pacote RS Design Verde. Além disso, ela também possui a customização da costura contrastante dos bancos do tipo concha na cor vermelha ou verde. Com a escolha dessas costuras contrastantes, são pintadas também, nas mesmas cores, a marcação meio-dia e a costura do volante.

Audi RS 3 – Foto: Divulgação/Audi

Audi RS 3

Preço básico: R$ 659.990

Carro avaliado: R$ 714.990

Concorrente BMW M2 Coupé: a partir de R$ 673.950

Audi RS 3 – Foto: Divulgação/Audi

Ficha técnica

Motor: cinco cilindros em linha 2.5, turbo
Combustível: gasolina
Potência: 400 entre 5.600 e 7.000 rpm
Torque: 500 Nm entre 2.250 e 5.600 rpm
Câmbio: automatizado sequencial, dupla embreagem, sete marchas
Direção: elétrica
Tração: integral
Dimensões: 4,533 m (c), 1,984 m (l), 1,393 m (a)
Entre-eixos: 2,631 m
Pneus: 265/30 R19 (d), 245/35 R19 (t)
Porta-malas: 321 litros
Peso: 1.565 kg
Tanque: 55 litros
0-100 km/h: 3s8
Velocidade máxima: 250 km/h

PreviousNext