22/04/2025 - 12:26
No final do ano passado, a Audi apresentou um conceito (“E”) na China no qual não utilizava suas tradicionais argolas, apenas as letras de seu nome em caixa alta “AUDI”. O novo modelo é fruto de uma parceria entre a marca alemã e a chinesa SAIC.
Agora, a “Audi chinesa”, se é que podemos chamar assim, revelou o primeiro produto que será comercializado naquele mercado, trata-se do E5 Sportback. Ele fez uma aparição no chamado “Volkswagen Group Media Night”, um evento para a imprensa que antecede o Salão de Xangai 2025.
“A nova marca AUDI – escrita em letras maiúsculas, sem os quatro anéis – representa um DNA compartilhado, mas com uma diferenciação clara. Ela marca o início de uma nova era para a empresa na China, garantindo uma resposta rápida às crescentes demandas do mercado chinês.”

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Como é o E5 Sportback?
O E5 Sportback tem um visual limpo, futurista e com a carroceria no formato “shooting brake”, uma mistura de perua com SUV-cupê – que lembra o chinês Zeekr 001, lançado no Brasil recentemente. Na fita métrica, ele mede 4,88 m de comprimento, 1,95 m de largura e altura de 1,47 m.

O conjunto óptico conta com mais de 1.000 unidades de luz. Além desse design de iluminação, ele possui, assim como em outros modelos convencionais da Audi, a tecnologia de faróis “Matrix LED” – com um controle de facho de luz, o que evita ofuscamento para outros motoristas.
Por dentro há uma tela 4K de 27 polegadas, com layouts de tela personalizáveis.
De acordo com a marca, o carro oferece até 579 quilowatts (787 cv) de potência e uma autonomia máxima de 770 quilômetros. O conjunto tem quatro motores distintos e pode ter tração traseira ou integral (quattro). Ele acelera de 0 a 100 km/h em 3,4 segundos.

Mercado
O lançamento do modelo está previsto para o meio do ano na China, ou verão de 2025 no hemisfério norte. Mais dois modelos elétricos da “AUDI” serão lançados em 2026 e 2027, confirma a marca.

Mas, afinal, o que fez a Audi ‘apagar’ as quatro argolas?
Para explicar o sumiço vamos reproduzir aqui a explicação da Audi (ou tentativa de), segundo um comunicado de imprensa emitido por ela sobre o conceito, lá em novembro de 2024.
O primeiro ponto é: a Audi afirma que está lançando uma nova marca na China, a “AUDI”.
“Sinaliza tanto a conexão quanto a diferenciação da marca irmã (com o tradicional logo das quatro argolas).” E completa: para o novo “brand”, “o DNA inconfundível da Audi encontra as inovações chinesas”.
O segundo ponto é: a marca sem argolas explica que os clientes premium chineses são diferentes de seus colegas internacionais e têm outras expectativas, assim, distintas.
Eles são mais jovens do que no resto do mundo, mais experientes em tecnologia, esperam uma direção automatizada e, o mais importante, uma experiência “emocionante e inconfundível em um interior que é familiar e surpreendente”.
“A indústria automotiva está passando pela maior transformação de sua história. Com nossas parcerias na China, estamos desempenhando um papel decisivo nessa transformação”, afirma o CEO da Audi, Gernot Döllner, à imprensa.
O terceiro ponto é: a medida reduz o tempo de lançamento naquele mercado em mais de 30%.