Audi SQ7 estreia V8 diesel com compressor elétrico

A Audi resolveu ousar na escolha da motorização para o seu novo SUV SQ7. Versão esportiva do maior utilitário da marca, o modelo tem sob o capô um inovador 4.0 V8 a diesel, sobrealimentado por dois turbos e um pioneiro compressor elétrico para desenvolver 435 cv e 92,8 kgfm de torque.


O conjunto funciona da seguinte maneira: cada parte do conjunto é acionada de acordo com a carga do acelerador, sendo que um dos turbos atua apenas em baixos giros e o segundo entra em ação quando a demanda por força e potência é maior.

Já o compressor elétrico atua principalmente em baixas rotações, compensando o efeito turbo lag. A principal vantagem do sistema elétrico é o fato dele fornecer a potência máxima em 100% do tempo, diferente dos compressores volumétricos tradicionais, de acionamento mecânico, cujo desempenho varia de acordo com a rotação do motor.

Para compensar a maior demanda de energia, a Audi instalou um sistema elétrico auxiliar de 48V para o compressor, cujas baterias podem alimentar o sistema principal de 12V caso seja necessário.

A lista de equipamentos do SUV esportivo traz ainda itens como os faróis de LEDs, a suspensão com amortecedores ajustáveis e os freios com discos de cerâmica.

Veja também

+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Mulher finge ser agente do FBI para conseguir comida grátis e vai presa
+ MasterChef: Fogaça compara prato com comida de cachorro
+ Zona Azul digital em SP muda dia 16; veja como fica
+ Veja os carros mais vendidos em outubro
+ Baleia jubarte quase engole duas mulheres em caiaque; veja o vídeo
+ Conheça o phloeodes diabolicus "o besouro indestrutível"
+ Estudo revela o método mais saudável para cozinhar arroz
+ Arrotar muito pode ser algum problema de saúde?
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago
+ Cinema, sexo e a cidade
+ Descoberta oficina de cobre de 6.500 anos no deserto em Israel