PreviousNext

A Audi iniciou no Brasil as vendas do TTS, a versão mais potente do esportivo TT. Oferecido em configuração única de acabamento, o carro tem preço inicial de R$ 299.990, valor que é cobrado pelo TTS Coupé.

Este TT apimentado está equipado com o mesmo motor 2.0 TFSI da configuração mais mansa, mas retrabalhado para desenvolver 286 cv e 38,7 kgfm de torque (ante 230 cv de potência e 37,7 kgfm de torque). Equipado com transmissão automatizada de seis marchas e dupla embreagem e ao sistema de tração integral quattro, o TTS acelera de 0 a 100 km/h em 4,7 segundos e atingir os 250 km/h de máxima (limitada eletronicamente).

Além do propulsor e o sistema de tração integral, o TTS traz ainda como diferenciais a suspensão 10 mm mais baixa e com o sistema magnetic ride (que ajusta automaticamente a rigidez do conjunto de acordo com as condições do piso e os ajustes dinâmicos selecionados pelo motorista). No acabamento, destaque para as belas rodas de 19 polegadas que exibem as pinças dos freios de alumínio pintadas em vermelho.

A lista de exclusividades inclui ainda bancos esportivos exclusivos com revestimento em couro (que podem ser revestidos com material nas cores cinza, preta ou vermelha) e a opção do conta-giros em destaque no painel configurável Audi Virtual Cockpit. Os faróis são de LED de série, com sistema que alterna para o facho baixo de maneira automática.

Tivemos a oportunidade de fazer uma avaliação breve com o esportivo em Interlagos. Foram duas voltas na pista paulista acompanhado de um instrutor da Audi. Mas já foi possível ter uma amostra das qualidades do modelo.

A posição de dirigir bem esportiva, uma das qualidades dos TT normais, também é um dos pontos fortes deste TTS. A máquina acelera forte, mas a tração nas quatro rodas e a suspensão com rigidez variável garantiram um equilíbrio espantoso nas retas e curvas de Interlagos, fazendo com que a tarefa de guiar o esportivo seja mais fácil do que as linhas da máquina parecem indicar. Coloque na conta as rápidas trocas de marchas da transmissão de dupla embreagem e a diversão é garantida. A ponto de eu nem ter prestado tanta atenção ao painel exclusivo desta versão.

RS3

Quem também chega ao Brasil é o hatch RS3. Mais esportivo modelo da família A3, o carro traz um motor 2.5 Turbo de 367 cv e é ainda mais ágil que o TTS, acelerando de 0 a 100 km/h em apenas 4,3 segundos. Também disponível em versão única, o hatch chega custando R$ 290.990. Confira aqui a nossa avaliação com o modelo.