13/05/2023 - 10:00
Lançado em 1998, o Audi TT completou 25 anos, e, de lá para cá, já se passaram três gerações.
Para quem não sabe, o nome “TT” faz referência ao lendário Tourist Trophy na Ilha de Man, um dos mais antigos eventos de automobilismo do mundo e onde a NSU e a DKW, marcas que integraram posteriormente a formação da Audi, comemoraram grandes sucessos. O nome “TT” também lembra o esportivo NSU TT da década de 1960.
O início
O modelo saiu das mãos do designer americano Freeman Thomas, sob o comando do então chefe de design Peter Schreyer, que criou um carro esportivo purista nomeado como Audi TT Coupé.
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A Audi apresentou o projeto, pela primeira vez, para um público entusiasta no Salão de Frankfurt, na Alemanha, em setembro de 1995. No mesmo ano foi tomada a decisão de produzir o Audi TT Coupé em série.
Em 1998, teve início a produção em série do TT Coupé. Um ano depois, a Audi lançou o TT Roadster. Desde o início, o TT foi produzido pela Audi Hungaria Motor Kft. na Hungria.
Visual
Um elemento de design que contribuiu para a silhueta do TT foi o chamado “círculo” ou “a forma gráfica perfeita”, como Torsten Wenzel, o designer de exteriores da Audi, o descreve.
“Na Audi Design, sempre seguimos a filosofia de ‘menos é mais’. Trazer à tona o caráter único do Audi TT Coupé, reduzindo-o ao essencial, foi uma tarefa desafiadora e especial para nós, designers”.
Motorização
A gama de motores da primeira geração do Audi TT era ampla. Ela era equipada com propulsores turbo de quatro cilindros com potência de 150 a 225 cv e uma unidade V6 com 250 cv.
Um destaque da gama de motores foi o quatro cilindros do Audi TT quattro Sport, que foi aumentado para 240 cv e teve 1.168 unidades entregues.
Cores
Além de cores exclusivas como Laranja Papaya ou Azul Nogaro, o TT poderia ser equipado com acessórios especiais instalados direto da fábrica. Por exemplo, o design de “luva de beisebol” para os assentos de couro no Audi TT Roadster, originalmente um atrativo no show car, passou para a produção em série.
Ao longo de oito anos de produção, um total de 178.765 Audi TT Coupés de primeira geração tinham saído da linha de produção até meados de 2006. Exatamente 90.733 Audi TT Roadsters foram construídos entre 1999 e 2006.
Segunda geração
A Audi explica que para as duas gerações seguintes os designers mantiveram a “redução ao essencial” como princípio de design dominante, o que se evidencia, por exemplo, no design minimalista do exterior. Isso pode ser notado na tampa do tanque de combustível de alumínio, nas saídas de ar arredondadas, no arremate do câmbio e na manopla de câmbio diferenciada.
A segunda geração do TT foi lançada em 2006 (Coupé) e 2007 (Roadster) e teve como base a plataforma da segunda geração do Audi A3.
Detalhe para os amortecedores adaptativos com condução magnética, nos quais a Audi utilizou pela primeira vez. Disponível como opcional, esta tecnologia adapta continuamente os amortecedores ao perfil da estrada e ao estilo individual do condutor.
Já em 2008, o modelo esportivo TTS foi lançado com um motor turbo de 2 litros e 272 cv, seguido um ano depois pelo TT RS com um motor turbo de cinco cilindros de 2,5 litros com 340 cv e 360 cv no Audi TT RS plus.
Em 2008, a marca das quatro argolas lançou o TT 2.0 TDI quattro – o primeiro carro esportivo de produção do mundo com motor a diesel.
Terceira geração
A terceira geração do Audi TT debutou m 2014 – e mais uma vez a Audi usou a nova geração para reduzir seu peso. O TT Coupé: com motor 2.0 TFSI e transmissão manual, pesava apenas 1.230 quilos, até 50 quilos mais leve do que antes.
Agora, para os novos TT e TT RS, os designers reinterpretaram as linhas do modelo original de 1998 para a era moderna.
Em termos técnicos, o TT de terceira geração agregou várias inovações. Por exemplo, o modelo marcou a estreia do cockpit virtual Audi, um painel de instrumentos digital com telas detalhadas, que substituíram os instrumentos analógicos e o monitor MMI.
Em 2016, a Audi usou LEDs orgânicos, conhecidos como tecnologia OLED, pela primeira vez.
A gama de motores do esportivo, por sua vez, contemplou um propulsor turbo de 2 litros e 310 cv; seguido em 2016 pelo TT RS, com motor turbo de cinco cilindros e 2,5 litros (400 cv).
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