07/11/2023 - 20:42
Ele foi lançado em 1998, completou 25 anos e três gerações, mas chegou ao fim. O Audi TT Roadster Final 2023 será lançado nos Estados Unidos e comemora o legado de um dos modelos mais icônicos da marca de quatro argolas, bem como seu adeus.
Serão apenas 50 unidades comercializadas deste último TT, que contará com um visual exclusivo: capota conversível cinza, inserções em fibra de carbono, rodas de 20 polegadas (com design de dez raios em Y) e exterior S line. A carroceria será na cor Goodwood Green, com interior em couro Palomino Brown e bancos esportivos.
Por falar em capota, esse tom foi usado anteriormente apenas na edição de 20º aniversário do TT Roadster (2019) e apresenta um sistema de acionamento eletro-hidráulico que pode levantar e abaixar o teto em 10 segundos – enquanto o veículo dirige a velocidades de até 50 km/h. Para combinar, o acabamento do para-choque também é em cinza.
+ Audi lança Q3 em série limitada Anniversary Edition; veja o que muda
+ Audi confirma novo RS 6 Avant Performance para o Brasil em 2024
Outro detalhe é que houve uma redução de 10 mm na altura em relação ao solo, ante o padrão.
Performance
No coração do TT Roadster Final está um motor 2.0 turbo de quatro cilindros, que rende 228 cv de potência e 35,66 kgfm de torque. O conjunto está associado a uma transmissão de dupla embreagem S tronic de sete velocidades e tração integral quattro. Ele acelera de 0 a 96 km/h em 5,5 segundos.
TT e as raízes da Audi
Vale lembrar que o nome “TT” faz referência ao lendário Tourist Trophy, na Ilha de Man, um dos mais antigos eventos de automobilismo do mundo e onde a NSU e a DKW, marcas que integraram posteriormente a formação da Audi, comemoraram seus grandes sucessos. O nome “TT” também lembra o esportivo NSU TT da década de 1960.
Mercado
O modelo está à venda no mercado estadunidense por US$ 67.800 ou aproximadamente R$ 330 mil em conversão direta.