A Audi confirmou, nesta terça-feira (14), que vai retomar a produção em sua fábrica de São José dos Pinhais (PR), a partir de meados de 2022. Os modelos escolhidos são o Audi Q3 e o Audi Q3 Sportback.

De acordo com a marca, a produção do Q3 com motor 2.0 em suas duas carrocerias será feita em uma linha de montagem exclusiva, a mesma que produziu a geração anterior do SUV até 2019. Os modelos chegarão no porto de Paranaguá divididos em conjuntos de peças e partes vindos da fábrica de Györ, na Hungria, para a montagem em solo brasileiro.

+ Avaliação: Audi RS e-tron GT pode soar falso, mas é ridiculamente rápido
+ Avaliação: Ao volante da nova geração do Audi A3 Sportback
+ Avaliação: vale a pena comprar o novo Audi Q3 com o velho motor?
+ BMW lança X3 e X4 M40i com produção nacional; confira os preços

Foto: Divulgação

A história de fabricação nacional da Audi no Brasil teve início em 1999 com a inauguração da unidade de São José dos Pinhais, onde foram produzidos os Audi A3 de primeira geração nacionais até 2006.

A fabricação do Q3 seguiu até 2019, com o fim do ciclo de vida da geração anterior, enquanto o A3 Sedan foi fabricado até 2020, também com o fim do ciclo de vida da geração. 

Após um hiato de pouco mais de um ano, entre fim de 2020 e meados de 2022, a Audi voltará a montar dois modelos na fábrica do Paraná.

“Estamos muito felizes em anunciar a retomada da produção na fábrica de São José dos Pinhais, a única da marca na América do Sul. Mesmo em um momento desafiador, a empresa sempre trabalhou para viabilizar a fabricação nacional por acreditar no potencial do País e na credibilidade que a marca ganha na visão dos nossos clientes”, afirmou Johannes Roscheck, CEO e Presidente da Audi do Brasil, em nota divulgada.

Audi Q3 Sportback – Foto: Divulgação

Estações de carregamento ultrarrápido

A Audi do Brasil, em conjunto com suas concessionárias, também revelou que vai ampliar a infraestrutura de recarga ultrarrápida brasileira. 

A partir de 2022, serão investidos mais de R$ 20 milhões para instalar estações de recarga DC de 150kW em quase todas as concessionárias da marca no Brasil. Nestes carregadores, o 100% elétrico Audi e-tron, por exemplo, recarrega a bateria de 0% a 80% em menos de 25 minutos.

Audi Q3 e Audi Q3 Sportback brasileiros

Os Audi Q3 e Audi Q3 Sportback nacionais terão o motor EA888 2.0 TFSI gasolina de quatro cilindros com injeção direta e turbocompressão, que entrega 34,67 kgfm de torque e potência de 231 cv.

Além disso, a produção marcará dois fatos inéditos: será a primeira vez que a Audi montará um modelo com a tração quattro no País e a primeira vez que irá equipar uma transmissão tiptronic de oito velocidades a um veículo com motor transversal.

O interior segue a tendência dos modelos topo de linha da marca. Assim como nos A6, A7 e Q8, os novos Audi Q3 trazem como elemento central o novo conceito do MMI com display de 8,8″ sensível ao toque integrado ao painel, que é inclinado em 10 graus em direção ao motorista. O volante com shift paddles é item de série.

Outro destaque é que a divisão de espaço que conta com bancos traseiros corrediços de série e podem ser movidos para frente em 150 milímetros no Q3 e 130 milímetros no Q3 Sportback.

O porta-malas, por sua vez, tem 530 litros. Com os encostos totalmente rebatidos, o volume salta para 1.525 litros no Q3 e 1.400 litros no Q3 Sportback. 

Segundo a Audi, a lista de equipamentos e os valores “serão divulgados em breve em conjunto com o início da pré-venda”.

MAIS NA MOTOR SHOW:

+ Qual é a melhor versão do Jeep Compass 2022?
+ Conheça os detalhes do Volkswagen Fox com seis rodas e três eixos
+ Avaliação: RAM 1500 acelera forte, mas não faz sentido
+ Comparativo de SUVs: Jeep Compass vs. VW Taos e Toyota Corolla Cross
+ Fiat Pulse fica mais caro em todas as versões; veja o reajuste
+ IPVA de SP poderá ser parcelado em até 5 vezes
+ Veja os 10 países mais caros para se comprar e manter um carro
+ Peruas usadas valorizam acima da média; confira o top 10
+ Lembra do Astra? Conheça o modelo 2022, que acaba de sair na Inglaterra
+ Avaliação: Hyundai Creta 2022 arrisca no visual, mas se destaca pelo motor
+ Avaliação Citroën AMI: elétrico cotado para o Brasil não precisa de CNH
+ Segredo: o SUV da Fiat com base de Peugeot que dá pistas sobre o novo Jeep Renegade