Nos últimos anos, temos observado um aumento significativo no número de mulheres habilitadas que preferem utilizar motos como parte de sua rotina. Para se ter uma ideia, o número de mulheres pilotando motocicletas cresceu cerca de 77%, de acordo com dados da Secretaria Nacional de Trânsito. Mas por que esse movimento tem ganhado tanta força?

Historicamente, motocicletas eram vistas como veículos predominantemente masculinos. Porém, à medida que as mulheres conquistaram mais espaço e se tornaram habilitadas, essas crenças começaram a mudar, mostrando que as mulheres têm sim um papel importante no cenário motorizado.

Essa mudança reflete uma transformação de gênero, social e econômica que o país tem enfrentado, proporcionando às mulheres novas formas de mobilidade e autonomia. Segundo um estudo feito recentemente pela Suhai Seguradora, em parceria com a Scopo Consumer Insights, os principais motivos que levam as mulheres a andar de moto constantemente são o deslocamento (53%) e lazer (38%).

Ter uma moto se tornou muito mais do que um meio de locomoção: para muitas mulheres, representa liberdade, independência e empoderamento, conforme revelaram os dados qualitativos do estudo que realizamos. Com esse tipo de transporte, elas conseguem se locomover mais facilmente pelo trânsito, economizando tempo e obtendo outros benefícios.

Como parte desse movimento, a indústria de motocicletas tem a oportunidade de desenvolver modelos ergonomicamente adaptados às necessidades das mulheres, considerando aspectos como altura e peso, por exemplo. Já no campo da segurança, temos observado a criação de equipamentos específicos, desde capacetes até vestuário, voltados para o público feminino. Embora o setor esteja começando a atender a esse público, ainda há muito a evoluir, mas já estamos no caminho certo.

Aspectos como esses representam um progresso na igualdade de gênero dentro do mundo automotivo. O aumento do número de mulheres que utilizam motocicletas como meio de transporte é um reflexo do novo momento da sociedade em que vivemos.

O público feminino tem assumido um papel cada vez mais importante nesse mercado, reforçando a ideia de que o lugar da mulher é onde ela quiser estar.

Janaína Iziquiel, diretora de marketing da Suhai Seguradora
* Janaína Iziquiel, diretora de marketing da Suhai Seguradora (Divulgação)