29/04/2025 - 15:00
Fundada em 2021, a Auper, empresa brasileira especializada em tecnologia e mobilidade urbana, lança uma motocicleta elétrica inédita em três versões. São elas: 600 CE “Base” por R$25.900, 600 CE “Bateria Estendida” por R$34.900 e 600 CE “Edição de Fundador” por R$49.900. De início, apenas última versão está disponível. As demais chegam só em 2026.

A marca diz que os três modelos tiveram desenvolvimento totalmente nacional, com uma arquitetura desenvolvida internamente por time de engenharia brasileiro, e promete atualizações constantes de software. A Auper não trabalhará com concessionárias: os interessados poderão adquirir as motos exclusivamente pelo site da fabricante, com entregas feitas diretamente na residência do comprador, ou então em um dos pontos autorizados da marca (onde também poderão ser feitos os test-drives).
A versão “Base”, de entrada, vai de 0 a 100 km/h em 6,2s, atingindo 140 km/h no limite. Seu motor elétrico rende 34 cv de potência com cerca de 8,1 mkgf de torque instantâneo. As baterias de tração têm aproximadamente 6 kWh de capacidade, permitindo autonomia mista (cidade/estrada) de 100 km, de acordo com a Auper. A marca ainda fala em 30 minutos para recuperar 80% da carga em fontes elétricas de 6,6 kW de potência (limite suportado pela motocicleta).
+ Nova fabricante de motos elétricas chega ao Brasil com 3 modelos e produção local
+ Produção de motos registra queda de 10% em março ante fevereiro

A intermediária “Bateria Estendida” demora 4,2 segundos na prova de 0 a 100 km/h, correndo até os 150 km/h. Nesse caso, são 65 cv de potência com torque aproximado de 12,3 mkgf. Como o próprio nome sugere, sua autonomia mista é de 160 km, de acordo com dados da fabricante, e as baterias de tração tem 9,1 kWh de capacidade. A marca declara o mesmo tempo de recarga da versão “Base”.

A topo de linha “Edição de Fundador”, na realidade uma série especial limitada a 100 unidades, traz o conjunto mais poderoso: motor elétrico de 68 cv de potência com 20,4 mkgf de torque, e aceleração de 0 a 100 km/h em menos de 4 segundos. A velocidade máxima é de 170 km/h nas melhores condições, e o conjunto de baterias é o mesmo da versão anterior: 9,1 kWh de capacidade, levando a 160 km de autonomia mista, segundo a Auper.

As três versões compartilham o mesmo chassi e estrutura básica. São 1,38 m de distância entre-eixos, 15 cm de distância do solo, peso ao redor dos 140 kg e pneus de medidas 110/70-17 na dianteira e 150/60-17 na traseira. Ainda há freios a disco nas duas rodas com ABS, suspensão dianteira tipo garfo invertido e traseira tipo Monoshock. De série, painel de instrumentos digital de 7”, faróis em LED e conexão da moto com aplicativo de smartphone como destaques.