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“Velozes e furiosos?” Perdi a conta de quantas vezes ouvi essa pergunta ao volante desse Subaru WRX STI – ou, para os íntimos, apenas STI. Não há indiferença a ele. As reações são admiração/desejo (dos que entendem de carro) ou ridicularização/espanto (dos que não conhecem). Meu filho Mathias, do alto de seus 3 anos, gostou do forte azul da carroceria (embora sua cor favorita seja o vermelho) e logo perguntou: “Papai, o que é isso ali atrás?” Expliquei que era um aerofólio, ele quis saber para que servia. Disse que era um carro de corrida e que aquilo o fazia “grudar” no chão. Não sei se entendeu, mas se deu por contente.

Já minha esposa não ficou tão contente. Afinal, íamos passar dias a bordo de um carro nada discreto e que tem suspensões muito duras. No fim, o mais feliz da família era eu. Não sou fã das rodas douradas e do enorme aerofólio – que ainda me pregava sustos quando o percebia no retrovisor como outro veículo –, mas sei reconhecer um bom carro, adoro guiar. E o STI é um esportivo das antigas, puro, bruto e sem frescuras, que parece feito só para isso: ser guiado – não do jeito comum, mas com envolvimento, paixão e esforço do motorista. E tem, sim, que ter as clássicas rodas douradas.

No trânsito, a embreagem pesada e o volante e suspensões duras incomodaram bastante, e o sistema de som, apesar de ter bluetooth, USB, etc., parece saído dos anos 1980 – como a maior parte do painel. Além disso, em um carro de quase R$ 200.000, a ausência de itens como GPS e faróis automáticos é imperdoável… até você cair em uma estrada cheia de curvas (sem a família, claro), esquecer disso e não querer voltar para casa tão cedo.

O sistema de tração integral é genial – com distribuição do torque entre eixos ajustável (em seis níveis, sendo o padrão 49:51) por meio do diferencial central eletrônico controlado por um botão no console central. A pequena tela central no meio do painel mostra a pressão do turbo – e acionando o modo Sport#, ela sobe imediatamente, junto com o assobio da turbina. Torque e potência vão ao topo (305 cv/41,7 kgfm) e o STI dispara, colado ao asfalto como poucos. É uma experiência indescritível, alucinante e exaustiva. Viciante. Sob protestos da minha família, eu colocaria um na garagem agora mesmo.

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Ficha técnica:

Subaru WRX STI

Preço básico: R$196.900
Carro avaliado: R$ 196.900
Motor: 4 cilindros boxer (horizontalmente opostos) 2.5, 16V, duplo comando continuamente variável, turbo com intercooler
Cilindrada: 2457 cm3
Combustível: gasolina
Potência: 305 cv a 6.000 rpm
Torque: 41,7 kgfm a 4.000 rpm
Câmbio: automático sequencial, seis marchas
Direção: elétrica
Suspensões: McPherson (d) e duplo braço oscilante (t)
Freios: discos ventilados (d/t)
Tração: integral, diferenciais com deslizamento limitado (central ajustável)
Dimensões: 4,595 m (c), 1,795 m (l), 1,475 m (a)
Entre-eixos: 2,650 m
Pneus: 245/40 R18
Porta-malas: 340 litros
Tanque: 60 litros
Peso: 1.516 kg
0-100 km/h: 5s2
Velocidade máxima: 255 km/h
Consumo: não divulgado
Emissão de Co2: sem dados
Nota do Inmetro: não participa
Classificação na categoria: não participa

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Contraponto

Por Rafael Poci Déa

Este foi o meu segundo contato com a quarta geração do Subaru WRX STI. A primeira vez, em seu lançamento no Brasil, na pista da Fazenda Capuava, no interior de São Paulo. Diferentemente do meu colega Flavio Silveira, acho fantástico tanto o enorme aerofólio fincado na tampa do porta-malas quanto as rodas douradas. Por diversas vezes, lembrei do Impreza “555” do finado piloto finlandês Colin McRae no WRC (Campeonato Mundial de Rali).

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Apesar de seu 310 cv de potência, o Subaru WRX STI é um carro muito fácil de guiar, graças à tração integral, que o deixa grudado no chão. Faço elogios também ao câmbio manual, que tem engates para lá de precisos. Eu o usaria tranquilamente no meu dia a dia. Aliás, também não me incomodei com as suspensões firmes, nem a embreagem, nem o volante pesado e tampouco com o sistema de áudio “antiquado”. O estilo da cabine me agradou, por focar na funcionalidade ao invés de “mimos” ou luzinhas coloridas no interior. Eu compraria sem dúvidas um Subaru WRX STI. Até faria a loucura de vender meu compacto italiano para ajudar no pagamento.

COMPRE SE…
Você gosta de dirigir esportivamente e quando está ao volante quer sentir a mecânica atuando e as rodas trabalhando.
 Você quer um esportivo que acelere muito mas não custe tão caro quanto os das grifes Mercedes-AMG, BMW M ou Audi RS.

NÃO COMPRE SE…
Você vai usá-lo como carro principal no cotidiano, levando a família, e tem que rodar por ruas e estradas esburacadas.
 Você é uma pessoa discreta e não gosta de atrair olhares. Com esse WRX STI e seu aerofólio, você vai chamar muita atenção.