Agora nacional, A3 Sedan 2.0 TFSI chega a partir de R$ 137.990

Depois de lançar o A3 Sedan 1.4 nacional, a Audi estreia neste mês a versão Ambition, com motor 2.0 turbo de 220 cv. Também fabricado no Paraná, esse A3 se diferencia do irmão pacato não só pelos 70 cv e 10,2 kgfm extras, que garantem um desempenho vigoroso, mas por manter características construtivas do carro abandonadas nas demais versões: câmbio de dupla embreagem e suspensão multi-link na traseira. Vendido por R$ 137.990, esse A3 fica na faixa do irmão A4 e dos rivais BMW 320i e Mercedes-Benz C180. Todos eles mais espaçosos, é verdade – mas menos potentes.

Ao volante, o sedã agrada pelas respostas fortes e imediatas. Seu 2.0 tem injeção direta e indireta, usando a ideal a cada momento, com uma rara combinação de alto desempenho e baixo consumo. Ao mesmo tempo em que atinge 100 km/h em 6,9 segundos, a 120 km/h esse A3 roda a 2.200 rpm, fazendo 14 km/l (na cidade, marquei 10 km/l). As trocas da transmissão de seis marchas banhada a óleo (sem ruídos) são instantâneas, a direção elétrica é direta e não exagera na leveza, e as suspensões são ótimas em curvas – e mais confortáveis que nos A3 1.8 importados (com curso maior, filtram melhor defeitos do piso). Para completar, o Audi Drive Select ajusta motor, câmbio e direção conforme suas preferências.

A posição de dirigir é ótima, com amplo ajuste de altura e profundidade do volante, mas o espaço não é muito. É um carro que “justinho”, embora com um bom porta-malas. Se puder gastar mais no pacote Assistance Plus, vale a pena: além de estacionar sozinho, tem piloto automático adaptativo (acelera e freia sozinho, conforme o fluxo), farol alto automático, sistema anti-colisão na cidade (freia automaticamente) e até mantém o carro na trajetória em curvas caso o motorista se distraia (acima de 60 km/h).

Esse A3 Ambition, portanto, é para quem prefere desempenho à tamanho. E de quebra leva mais equipamentos: em relação ao já bem equipado A3 1.4 Ambiente, ganha ar automático bizone, bancos elétricos esportivos em couro, piloto automático, rodas exclusivas, teto solar panorâmico, volante em couro, retrovisor antiofuscante, faróis de neblina e o Audi Drive Select. A unidade avaliada ainda tinha os opcionais sistema multimídia MMI Plus com navegação, HD e comandos de voz (R$ 13.000) e o Assistance Package Plus (R$ 15.000), totalizando R$ 165.990.

AUDI A3 SEDAN AMBITION 2.0 TFSI

Preço básico: R$ 137.990
Carro avaliado: R$ 165.990

Motor: 4 cilindros em linha 2.0, 16V, duplo comando variável,  válvulas com variação de abertura (Valvelift), turbo, injeção direta e indireta, start-stop
Cilindrada: 1984 cm3
Combustível: gasolina
Potência: 220 cv de 4.500 a 6.200 rpm
Torque: 35,7 kgfm de 1.500 a 4.400 rpm
Câmbio: automatizado, seis marchas, dupla embreagem
Direção: elétrica
Suspensões: McPherson (d) e multi-link (t)
Freios: discos ventilados (d) e discos sólidos (t)
Tração: dianteira
Dimensões: 4,456 m (c), 1,796 m (l), 1,416 m (a)
Entre-eixos: 2,637 m
Pneus: 225/45 R17
Porta-malas: 425 litros (880 com banco rebatido)
Tanque: 50 litros
Peso: 1.320 kg
0-100 km/h: 6s9
Velocidade máxima: 250 km/h (limitada)
Consumo cidade: 10,8 km/l
Consumo estrada: 12,8 km/l
Nota do Inmetro: B
Classificação na categoria: A (Grande)
Emissão de CO2: 119 g/km
Nota do Inmetro: B
Com etanol: não é flex

Veja também

+ A biblioteca básica do motociclista cool

+ Tomografia revela que múmias egípcias não são humanas

+ Homem compra Lamborghini após fraude em auxílio emergencial

+ Restaurar um carro: quanto custa e quanto ele pode valorizar