Avaliação: Audi A4 Limited Edition é um carro para poucos

Limitado em 300 unidades, o Audi A4 Limited Edition tem versões Sedan e Avant recheadas de tecnologia e com o visual esportivo S Line

13725

Baseado na versão Ambiente, porém equipado com o kit esportivo S Line, teto solar elétrico e faróis full LED, o Audi A4 Limited Edition é acima de tudo um bom negócio. Ele custa R$ 17.000 a mais do que o A4 Ambiente, mas só os equipamentos citados custariam R$ 29.000 comprados separadamente. Além disso, tem a exclusividade, pois apenas 300 unidades serão vendidas no Brasil. Desse lote, 100 unidades serão da perua Avant, que vem com teto panorâmico e sai por R$ 7.000 a mais que o modelo Sedan.

O Audi A4 não tem o mesmo carisma de seus rivais BMW Série 3 e Mercedes-Benz Classe C, mas é um carro tão bom quanto. Na guerra particular dos sedãs premium, o BMW lidera com 960 vendas (janeiro a abril), seguido do Audi (362) e do Mercedes (332). Com a série Limited Edition, o A4 fica mais próximo da esportividade do Série 3. O kit S Line é composto por saias laterais, entradas de ar mais largas, soleira iluminada, emblemas nos para-lamas e difusor esportivo, além de rodas aro 18 com design exclusivo e spoiler traseiro. O acabamento é todo em preto brilhante – discreta beleza.

De resto, é o mesmo Audi A4 muito bom de guiar e que traz um motor de 190 cv surpreendentemente econômico. Faz 11 km/l na cidade e mais de 14 na estrada, pois conta com start-stop e função roda livre – ao aliviar o pé do acelerador é engatado o ponto morto do câmbio. Assim, apesar de sua ótima cavalaria, o A4 consegue ser nota B na classificação geral do Inmetro e A em sua categoria. O motor 2.0 TFSI usa injeção direta e indireta, tem coletor integrado ao cabeçote e válvulas controladas eletronicamente. Percebe-se um pequeno turbo lag em acelerações, mas isso não tira o brilho do carro.

Confortável, razoavelmente discreto e muito bem equipado (traz o Virtual Cockpit), o A4 Limited Edition tem uma ótima posição de dirigir e oferece ao motorista o sistema Drive Select, que permite escolher entre os modos de condução Efficiency, Comfort, Auto, Dynamic e Individual. Eles mudam os parâmetros da direção, do motor e do câmbio. Claro que o modo Dynamic não entrega a mesma esportividade de outros Audi com motores mais potentes, mas este é suficiente para fazer o carro ir de 0-100 km/h em 7,3 segundos.


Ficha técnica:

Audi A4 Sedan Limited Edition

Preço básico: R$ 210.990
Carro avaliado: R$ 212.990
Motor: 4 cilindros em linha 2.0, 16V, injeção direta, turbo, start-stop
Cilindrada: 1984 cm³
Combustível: gasolina
Potência: 190 cv de 4.200 a 6.000 rpm
Torque: 32,6 kgfm de 1.450 a 4.200 rpm
Câmbio: automatizado, dupla embreagem, sete marchas
Direção: elétrica
Suspensões: MacPherson (d) e multi-link (t)
Freios: disco ventilado (d) e disco sólido (t)
Tração: dianteira
Dimensões: 4,726 m (c), 1,842 m (l), 1,427 m (a)
Entre-eixos: 2,820 m
Pneus: 245/40 R18
Porta-malas: 480 litros
Tanque: 54 litros
Peso: 1.405 kg
0-100 km/h: 7s3
Velocidade máxima: 240 km/h
Consumo cidade: 11,0 km/l
Consumo estrada: 14,3 km/l
Emissão de CO²: 109 g/km
Nota do Inmetro: B
Classificação na categoria: A (Extra Grande)

blog comments powered by Disqus