O Audi A5 Sportback é um automóvel sexy. E a beleza deste coupé de quatro portas, agora foi exaltada na linha 2021. A nova linguagem de design do fabricante de Ingolstadt aparece na grade frontal “Singleframe” mais larga e exibindo saídas de ventilação acima da peça – uma inspiração vinda do clássico modelo Audi Sport quattro de 1984.

Outros elementos da dianteira estão no para-choque com entradas de ar crescidas e nos faróis de LED Matrix de série. Completam o visual as belíssimas rodas de 18”, enquanto a traseira exibe as lanternas dotadas de nova assinatura luminosa/setas dinâmicas e as ponteiras de escape trapezoidais.

Como sugere o sobrenome Performance Black, não há acabamentos cromados e os detalhes exteriores da carroceria são pintados de preto brilhante.

Não só por fora, como os ares de frescor também aparecem no habitáculo. Entre as novidades, estão o novo multimídia MMI tátil de 10,1”, o carregador de smartphone por indução e o quadro de instrumentos totalmente digital Audi Virtual Cockpit de 12,3”.

O conforto/comodidade dos passageiros ainda é assegurado pelos bancos revestidos em couro/Alcantara (os dianteiros ajustáveis eletricamente e memória para o motorista) e pelo ar-condicionado de três zonas.

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O Audi A5 Sportback 2021 é comercializado nas versões Prestige Plus (R$ 284.990) e Performance Black (R$ 329.990).

A mais cara, avaliada por Motor Show com os opcionais head-up display (R$ 7.500), o áudio premium da renomadíssima Bang&Olufsen (R$ 8.000) e o Pacote Assistance City (R$ 8.000), composto pelo Audi Pre Sense traseiro e o assistente de mudança de faixa, custa R$ 353.490.

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Dimensões e ao volante

O Audi A5 Sportback possui 4,757 m de comprimento, 1,847 m de largura e 1,386 m de altura. Ele também compartilha a plataforma MLB EVO com o “irmão” A4 Sedan (leia a nossa avaliação), que mede 4,770 m, 1,847 m e 1,429 m, respectivamente.

A menor altura da carroceria não exige contorcionismos para acessar o banco traseiro e o entre-eixos de 2,822 m (mesma medida do A4 Sedan) oferta um bom espaço para as pernas/joelhos de quem viaja atrás. Já o volume do porta-malas é diferente, pois o Audi A5 Sportback oferece cinco litros a mais totalizando 465 contra 460 do A4 Sedan.

Dinamicamente, o cupê de quatro portas revela uma condução semelhante ao do A4 Sedan. Sob o capô, o Audi A5 Sportback esconde um motor 2.0 turbinado atrelado ao câmbio automatizado S tronic de sete marchas para entregar 190 cv de potência e 32,63 kgfm de torque.

O poderio possibilita a versão Prestige Plus ir da imobilidade aos 100 km/h em 7,3 segundos e atingir 240 km/h de velocidade máxima.

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Contudo, a opção Performance Black traz um tempero a mais. Afinal, o propulsor 2-litros está calibrado para despejar 249 cv de potência e saudáveis 37,72 kgfm de 1.600 a 4.500 rpm. A aceleração de 0-100 km/h cai para 5,8 segundos.

O peso de 1.660 kg não muda para o A4 Performance Black e a relação peso-potência é de 6,66 kg/cv. Essa “mesa de torque” garante um comportamento ágil e isso ficou comprovado durante o test-drive de São Paulo-Mairiporã-São Paulo – um trajeto de aproximadamente 160 km de distância. 

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Tanto nas acelerações quanto nas retomadas, o fôlego permite ganhar velocidade rapidamente e o desempenho é enaltecido pelo trabalho magnífico da caixa automatizada de sete marchas. Quem preferir uma dose extra de esportividade pode mudar manualmente as marchas pela alavanca ou pelas borboletas atrás do volante.

Se na cidade os ocupantes viajam isolados do meio exterior por conta do excelente isolamento acústico e do trabalho das suspensões, na estrada a história se repete.

O Audi A5 Sportback é “pregado no chão” não mostrando oscilações de carroceria ou tendência de sair de frente ou de traseira. Ou seja, transmite confiança e (muito) equilíbrio nas curvas contornadas rapidamente. E um dos méritos está na tração integral quattro.

A boa dirigibilidade é completada pela caixa de direção assistida eletricamente bem direta e precisa ao esterço. E, nos deslocamentos rodoviários, o controlador de velocidade adaptativo coopera na segurança dos passageiros ao manter uma distância programável e segura do veículo à frente.

Pelo seletor Audi Drive Select é possível optar entre os programas Auto, Efficiency, Comfort, Dynamic e Individual. Eles mudam alguns parâmetros do veículo, como as respostas do motor/transmissão e firmeza da direção por exemplo.

Híbrido leve

Dirigindo no modo Efficiency e de forma comedida marcamos mais de 18 km/l viajando a constantes 110 km/h. Um consumo conquistado também pela atuação da assistência elétrica, o qual é composto por uma bateria de íons de lítio e alternador de correia conectados em sistema de 12V.

Audi A5 Sportback 2021
Foto: Divulgação

De acordo com a marca das quatro argolas, o A5 Sportback consegue se deslocar em velocidades entre 55 e 160 km/h com o motor a combustão interna desligado. E nos trajetos urbanos também ajuda a poupar combustível o Start-Stop (desliga o motor durante breves paradas) atua a partir de 22 km/h.

Esses sistemas o qualificam como um híbrido leve. Clique aqui para conhecer os diferentes tipos de híbrido.

Ao final do nosso primeiro contato com o lançamento ficou a sensação de que o Audi A5 Sportback 2021 reúne o melhor de dois mundos. O da beleza do design técnico alemão com a dirigibilidade irretocável e associada à eficiência energética. Com certeza, vale o show e o investimento.


FICHA TÉCNICA

AUDI A5 SPORTBACK
Preço básico: R$ 329.990
Carro avaliado: R$ 353.490   

Audi A5 Sportback Performance Black
Motor: 4 cilindros em linha 2.0, 16V, duplo comando variável, turbo, intercooler, injeção direta
Cilindrada: 1984 cm3
Combustível: gasolina
Potência: 249 cv de 5.000 a 6.000 rpm
Torque: 37,7 kgfm entre 1.600 e 4.500 rpm
Câmbio: automatizado, sete marchas
Direção: elétrica
Suspensão: Braços sobrepostos (d) e multi-link (t)
Freios: discos ventilados (d/t)
Tração: integral
Dimensões: 4,757 m (c), 1,847 m (l), 1,386 m (a)
Entre-eixos: 2,822 m
Pneus: 215/50 R17
Porta-malas: 465 litros
Tanque: 58 litros
Peso: 1.660 kg
0-100 km/h: 5s8
Velocidade máxima: 250 km/h
Consumo cidade: 9,3 km/l
Consumo estrada: 11,9 km/l
Emissão de CO2: 131 g/km
Com etanol: não é flex
Nota do Inmetro: C
Classificação na categoria: B (Extra Grande)