Avaliação: Audi Q3 agora de RG brasileiro

Depois do rival BMW X1, chegou a vez de o Audi Q3 ser nacionalizado. Seu outro concorrente, o Mercedes GLA, será feito no Brasil no segundo semestre. O Audi é fabricado desde março em São José dos Pinhais (PR). O Q3 tem versões Attraction (R$ 142.990), Ambiente (R$ 153.990) e a avaliada topo de linha Ambition (estimados R$ 180.000), que chega nacionalizada no segundo semestre. Não houve alterações visuais e tampouco mecânicas em relação ao modelo feito na Espanha.

O Q3 continua equipado com o motor 1.4 turbo e transmissão de dupla embreagem com seis marchas – as trocas sequenciais são feitas pela alavanca ou pelas borboletas atrás do volante. Ele oferece 150 cv e 25,5 kgfm a partir de 1.500 rpm. Esse desempenho, associado às rápidas mudanças ou reduções de marcha, garante agilidade ao Audi. Também é possível andar sempre em giro baixo, privilegiando o consumo. Aliás, para ser eficiente, o Q3 traz start-stop e a função roda livre, que engata o ponto morto do câmbio ao aliviar o pé do pedal do acelerador.

Durante nossa avaliação, foi possível cravar médias urbanas de 12,5 km/l. Diferentemente do A3 Sedan nacional e do Volkswagen Golf, que trocaram a suspensão traseira independente por eixo de torção, o Q3 continua tendo o sistema multi-link. Sendo assim, a dinâmica segue elogiável e com pouca inclinação de carroceria nas curvas. Já para deixar a condução mais divertida, o Audi Drive Select traz os modos Efficiency, Auto, Comfort e Dynamic. Eles alteram alguns parâmetros do carro, como as respostas do pedal do acelerador, da caixa de direção e da transmissão.

Uma novidade adquirida com a nacionalização está no banco do motorista ajustável eletricamente na configuração Attraction. Já a Ambiente pode receber opcionalmente o pacote Conforto com abertura e fechamento elétrico da tampa do porta-malas, pacote de iluminação e teto solar panorâmico (tudo por R$ 9.500).  Por dentro, a cabine se mantém bem cuidada, com materiais de qualidade e sensíveis ao toque. A posição de dirigir agrada, assim como os comandos bem posicionados e sempre à mão. Agora nacionalizado, o Audi Q3 tem mais uma chance de se manter no posto de crossover de luxo mais vendido.

—–

Ficha técnica:

Audi Q3 Ambition 1.4 TFSI

Preço básico (estimado): R$ 180.000
Carro avaliado (estimado): R$ 180.000
Motor: 4 cilindros em linha 1.4, 16V, comando variável, turbo, injeção direta
Cilindrada: 1395 cm3
Combustível: gasolina
Potência: 150 cv de 5.000 a 6.000 rpm
Torque: 25,5 kgfm de 1.500 a 3.500 rpm
Câmbio: automatizado, seis marchas, dupla embreagem
Direção: elétrica
Suspensões: McPherson (d) e multi-link (t)
Freios: discos ventilados (d/t)
Tração: dianteira
Dimensões: 4,388 m (c), 1,831 m (l), 1,590 m (a)
Entre-eixos: 2,603 m
Pneus: 235/50 R18
Porta-malas: 460 litros
Tanque: 64 litros
Peso: 1.405
0-100 km/h: 8s9
Velocidade máxima: 201 km/h
Consumo: não divulgado
Emissão de CO2: sem dados
Nota do Inmetro: não participa

Veja também

+ A biblioteca básica do motociclista cool
+ Tomografia revela que múmias egípcias não são humanas
+ Homem compra Lamborghini após fraude em auxílio emergencial
+ Os 20 carros 1.0 mais econômicos do mercado brasileiro
+ Restaurar um carro: quanto custa e quanto ele pode valorizar