01/07/2022 - 7:00
O Audi Q5 híbrido plug-in debutou nas opções SUV (a partir de R$ 413.990) e Sportback (R$ 443.990), com versões Performance e Performance Black em ambas as carrocerias. Importado do México, ele passa a conviver ao lado dos outros eletrificados da marca à venda em nosso mercado, como o e-tron, o e-tron Sportback, o e-tron Sportback S e o brutal RS e-tron GT.
A propulsão une motor 2.0 TFSI (EA888) de 252 cv e 370 NM (37,7 kgfm) a unidade elétrica de 143 cv e 350 Nm (35,7 kgfm) para conferir números combinados de 367 cv de potência e saudáveis 500 Nm (50,81 kgfm) de torque permitindo ir aos 100 km/h em 5,3 segundos e cravar 210 km/h de velocidade máxima. A transmissão é automatizada de dupla embreagem e sete marchas, enquanto a tração integral quattro Ultra.
O SUV emprega bateria de 17,9 kWh possibilitando um alcance puramente elétrico entre 56 e 62 km (ciclo WLTP) e acelera até 135 km/h sem emitir poluentes na atmosfera. Segundo a Audi, ela pesa 143 kg e para ser recarregada necessita de dez horas em tomadas residenciais (220V de até 1,8 kW) ou 2 horas e 30 minutos plugado em um carregador rápido de até 7,2 kW.
Audi Q5 TFSI e Performance – R$ 413.999*
Audi Q5 TFSI e Performance Black – R$ 439.990*
Audi Q5 TFSI e Sportback Performance – R$ 443.990*
Audi Q5 TFSI e Sportback Performance Black – R$ 469.990*
*modalidade venda direta
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Dirigibilidade
Avaliamos o Audi Q5 TFSI e entre São Paulo e Paraty, no litoral sul do Rio de Janeiro, um trajeto de aproximadamente 600 km (dia e volta). E o utilitário esportivo eletrificado entrega uma condução eficiente e silenciosa, seja pelo uso da energia armazenada no conjunto de baterias de íons de lítio quanto pela baixa incidência do vento sobre a carroceria.
O powertrain híbrido oferece respostas de prontidão da mesma forma que a caixa automatizada de dupla embreagem muda ou reduz agilmente as sete marchas. Na descida da serra, o Q5 Eco-Friendly rodou grande parte do tempo apenas com a eletricidade – a regeneração de energia ocorre ao retirar o pé do pedal do acelerador ou nas frenagens – ao passo que o motor 2-litros TFSI ficou responsável por movimentar o Audi Q5 TFSI e na subida da serra.
Assim como em outros carros do fabricante, o Audi Drive Select reúne os modos de condução, os quais são responsáveis por alterar determinados parâmetros do veículo, como as respostas do motor/da transmissão e da direção deixando-a mais leve ou firme. Além disso, há mais quatro programas do sistema híbrido. São eles: 100% elétrico, automático, somente combustão e um que aumenta a regeneração de energia.
Indo no automático, o cérebro do Audi Q5 TFSI e gerencia quais dos dois propulsores (combustão e elétrico) atuará e registramos médias rodoviárias superiores aos 13 km/l. Já o conforto do SUV de Ingolstadt é evidenciado pelas suspensões. Embora a unidade avaliada não apresentasse nenhuma adaptação para o nosso asfalto.
A cabine luxuosa mostra acabamentos de qualidade e quem viaja atrás desfruta de espaço para as pernas/joelhos por conta dos 2,819 m de entre-eixos ao passo que o porta-malas possui uma capacidade volumétrica de 465 litros no Q5 SUV e de 455 na variante Sportback. Para comprar, o Q5 “normal” promove 520 e 510 litros, respectivamente.
O recheio do Audi Q5 TFSI e oferta controlador de velocidade adaptativo (ACC), faróis Full LED Matrix, assistente de tráfego reverso e de objetos se aproximando ao destravar as portas, alerta de saída involuntária de faixa e monitor de pontos cegos, para citar.
Opcionalmente, a versão Performance Black cobra à parte o sistema de áudio da Bang&Olufsen 3D (R$ 9.000) com 19 alto-falantes e 755 W, a lanterna traseira OLED (R$ 8.000) e o pacote exterior carbono (R$ 13.500). Nas duas configurações da gama, o Head-Up Display custa R$ 8.500 e as pinturas perolizadas, metálicas ou sólidas especiais adicionam R$ 2.000 ao preço.
FICHA TÉCNICA
AUDI Q5 TFSI E SPORTBACK PERFORMANCE BLACK
Preço básico: R$ 443.990 (Q5 TFSI e Sportback Performance)
Carro avaliado: R$ 469.990
Audi Q5 TFSI e Sportback Performance Black
Motor: quatro cilindros 2.0 16V, turbo, injeção direta, tecnologia híbrida plug-in
Cilindrada: 1984 cm³
Combustível: gasolina e/ou eletricidade
Potência: 252 cv de 5.200 a 6.200 rpm
Torque: 370 Nm entre 1.900 e 4.500 rpm
Potência motor elétrico: 143 cv
Torque motor elétrico: 350 Nm
Potência combinada: 367 cv
Torque combinado: 500 Nm
Câmbio: automatizado de dupla embreagem, sete marchas
Direção: elétrica
Suspensões: Independentes Multilink (d/t)
Freios: discos ventilados (d) e discos sólidos (t)
Tração: integral
Dimensões: 4,689 m (c), 1,893 m (l), 1,660 m (a)
Entre-eixos: 2,819 m
Pneus: 235/55 R19
Porta-malas: 455 litros
Tanque: 54 litros
Capacidade da bateria: 17 kWh
Peso: 2.185 kg
0-100 km/h: 5s3
Velocidade máxima: 210 km/h
Consumo cidade: 15,6 km/l*
Consumo estrada: 13,5 km/l*
Emissão de CO2: 41 g/km*
Nota do Inmetro: B*
Classificação na categoria: A (Extra Grande)*
*estimado
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