Avaliação: Chevrolet Cruze Sport6 Premier foca na comodidade

O Chevrolet Cruze Sport6 transmite a típica dirigibilidade dos hatches médios e ainda a exclusividade do Wi-Fi nativo, além de outros itens de segurança

Divulgação

Os hatches médios são uma espécie rara. Afinal, os consumidores voltaram os olhares para os utilitários esportivos. Para a nossa sorte, existem algumas opções disponíveis em nosso mercado, como o Chevrolet Cruze Sport6. Ele é oferecido nas configurações LT (iniciais R$ 99.390), Black Bow Tie (R$ 101.390), LTZ (R$ 109.990) e a avaliada Premier (R$ 123.890) – um valor ligeiramente superior ao do “irmão” Cruze Sedan Premier (R$ 122.890). 

A linha 2020 recebeu atualizações pontuais vistas no para-choque dianteira e grade frontal, com desenho próprio, no desenho das rodas de 17” e nas lanternas de LED. De série, o Cruze Sport6 Premier oferece teto solar elétrico, nova geração do multimídia MyLink, câmera de ré digital, partida sem chave, faróis adaptativos, sistema de estacionamento automático, frenagem autônoma de emergência com detecção de pedestres (atua entre 8 e 80 km/h), alerta de pontos cegos e assistente de permanência em faixa.

Duas conveniências estrearam: o carregamento de smartphone por indução e o Wi-Fi nativo. Este último, funciona por meio de uma parceria com a operadora Claro permitindo a conexão de sete aparelhos simultaneamente.

De acordo com a Chevrolet, o período de gratuidade é de três meses ou 3 GB (o que ocorrer primeiro). Após será preciso fazer uma renovação e escolher um dos três planos disponíveis: 2 GB (R$ 29,90 mensais), 5 GB (R$ 39,90), 10 GB (R$ 59,90) e 20 G (R$ 84,90). Durante a nossa avaliação, em nenhum momento houve uma queda na qualidade da conexão tampouco instabilidade, mesmo com o Google Maps e o aplicativo Spotify utilizados por grandes períodos ao mesmo tempo.

Ainda falando de conectividade, o OnStar segue presente com os serviços de concierge, de alerta/diagnóstico do veículo, de localização em tempo real, dependendo do pacote escolhido pelo consumidor, só para citar. Igual ao Wi-Fi a bordo, o OnStar também é oferecido em planos: Standart (gratuito por 10 anos), Protect (R$ 69,90 mensais), Connect (R$ 59,90), Protect+Connect (R$ 89,00).

AO VOLANTE

É uma pena os consumidores terem deixado de lado os hatches médios em troca dos utilitários esportivos. Embora não tão versáteis quanto os SUVS, ele brindam o motorista com uma dinâmica mais apurada e maior prazer de dirigir.  Sob o capô do Cruze Sport6 Premier, continua o motor 1.4 Ecotec turbinado combinado a transmissão automática de seis marchas para entregar 150/153 cv de potência (g/e) e 24/25,4 kgfm (g/e) de torque.

Esse casamento o torna um carro agradável de conduzir, principalmente, pela boa dose de força desde os giros mais baixos. O peso de 1.336 kg atribuiu uma relação peso-potência de 8,73 kg/cv. O câmbio automático de seis marchas também seduz pelo funcionamento suave e preciso, enquanto o sistema Start-Stop, que desliga o motor durante breves paradas, como nos semáforos, agora pode ser desligado por meio de um botão no console central.

As suspensões voltadas para o conforto agradam no nosso asfalto lunar ao passar por buracos. No entanto, o defletor dianteiro raspa com facilidade nas valetas ou nas lombadas. Os pneus Bridgestone Turanza de medidas 215/50 R17 ajudam na absorção das irregularidades do piso. Já os freios utilizam discos ventilados de 276 mm na dianteira e sólidos de 264 mm na traseira.

No final das contas, o Cruze Sport6 Premier preserva todas as qualidades de um legítimo hatch médio e sem esquecer de oferecer conforto e ainda o Wi-Fi nativo, para não deixar os ocupantes desconectados, além de importantes itens de segurança.


FICHA TÉCNICA

Chevrolet Cruze Sport6 Premier
Preço básico: R$ 99.390 (LT)
Carro avaliado: R$ 123.890.
Motor: 4 cilindros em linha 1.4, 16V, turbo, injeção direta, start-stop
Cilindrada: 1399 cm3
Combustível: flex
Potência: 150 cv a 5.600 rpm (g) e 153 cv a 5.200 rpm (e)
Torque: 24,0 kgfm a 2.100 rpm (g) e 24,5 kgfm a 2.000 rpm (e)
Câmbio: automático sequencial, seis marchas
Direção: elétrica
Suspensões: MacPherson (d) e eixo de torção (t)
Freios: disco ventilado (d) e disco sólido (t)
Tração: dianteira
Dimensões: 4,448 m (c), 1,807 m (l), 1,484 m (a)
Entre-eixos: 2,700 m
Pneus: 215/50 R17
Porta-malas: 290 litros
Tanque: 52 litros
Peso: 1.336 kg
0-100 km/h: 8s
Velocidade máxima: 210 km/h (e)
Consumo cidade: 11,3 km/l (g)e 7,6 km/l (e)*
Consumo estrada: 13,6 km/l (g) e 9,3 km/l (e)*
Emissão de CO2: 109 g/km*
Nota do Inmetro: B*
Classificação na categoria: A (Grande)*
*Dados da versão LTZ (R$ 109.990)

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