De SUV e picape, toda Chevrolet Montana tem um pouco. Em nova geração, ela adotou a arquitetura e o conjunto motriz do Tracker, com preços de R$ 118.690 a R$ 142.590. Uma mudança de “cabo a rabo” diante a antecessora mirando nas Fiat Strada e Toro quanto na Renault Oroch.

Sempre com cabine dupla, a nova Chevrolet Montana assumiu um posicionamento inteligente de mercado e abandonou a plataforma 4200 para nascer da base GEM (Global Emerging Markets), a mesma consolidada pela dupla Onix e Onix Plus, assim como pelo Tracker.

Nem tão grande, nem tão pequena, as medidas de 4,717 m de comprimento, 1,798 m de largura e 1,659 m de altura a colocam parelha ao utilitário da Renault (4,719 m, 1,834 m e 1,634 m, na ordem) e ajudam tanto a trafegar em meio ao trânsito quanto manobrar em locais apertados.

O exterior influenciado pelo Blazer e pelo Trailblazer, à venda nos Estados Unidos, atribuiu ares de modernidade, sendo um dos destaques os conjuntos ópticos dianteiros Full-Led, a grade do radiador da mesma forma que o novo design assegurou um coeficiente de arrasto de 0,374.

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A parte posterior mostra as lanternas horizontais conectadas por uma régua e a inscrição Chevrolet estampado em baixo relevo na tampa da caçamba, enquanto o pacote visual da versão de topo Premier é finalizado pelas rodas de liga leve escurecidas de 17” calçadas por pneus Michelin Primacy 4 de medidas 215/55 e os detalhes em cromo-escurecido.

Nova Chevrolet Montana Premier
Foto: Roberto Assunção
O que muda no interior? 

Embora menor nas proporções frente a Fiat Toro, a picape monobloco da Chevrolet não descuida em ofertar comodidade aos até cinco ocupantes. Fato é, que os materiais empregados ao acabamento evoluíram aos empregados ao Tracker.

O habitáculo mostra as laterais de portas exclusivas e texturizadas, assim como a partida por botão, a coluna de direção regulável em altura/profundidade e o multimídia MyLink de 8” com Apple CarPlay/Android Auto integrado ao quadro de instrumentos analógico por uma moldura.

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Os 2,800 m de entre-eixos transmitem um espaço suficiente para as pernas/joelhos de quem viaja atrás. Embora superior ao do Chevrolet Tracker (2,580 m) e da Fiat Strada (2,737 m), trata-se de uma medida menor lado a lado a Renault Oroch (2,829 m) e a Fiat Toro (2,920 m). Mesmo assim, a inclinação do banco de trás da Chevrolet Montana não cansa em longos deslocamentos e ainda estão disponíveis duas entradas USB (além de duas na frente) e uma tradicional de 12V para realizar o carregamento de gadgets.

Nova Chevrolet Montana Premier
Foto: Roberto Assunção

Estão disponíveis 874 litros de capacidade volumétrica e de carga de 637 quilos (MT turbo), de 628 quilos (LT Turbo) e de 600 litros na LTZ quanto na avaliada Premier. A leveza de operação permite abrir/fechar a tampa da caçamba com apenas uma mão e dentro do compartimento de cargas aparecem oito ganchos de amarração e iluminação dos dois lados. Uma boa sacada para organizar o transporte de cargas está nas divisórias que transformam a caçamba em um porta-malas – o sistema Multiboard cobra R$ 2.990 extras.

A unidade avaliada não estava equipada com as divisórias Multiboard, mas sim com a capota rígida elétrica do fornecedor Keko (Foto: Roberto Assunção)
Propulsor 1.2 T para toda a família

A gama da nova Chevrolet Montana oferece unicamente a mecânica de três cilindros 1.2 turbinada casada aos câmbios manual ou automático, ambos de seis velocidades. Vindo do Tracker, o time de engenharia efetuou uma calibração específica para a unidade presente na nova Chevrolet Montana.

Estão disponíveis até 133 cv de potência e 210 Nm de torque, quando abastecida com etanol, que garantem fôlego e disposição ao utilitário, sendo capaz de partir da imobilidade aos 100 km/h na casa dos dez segundos.

Comparada a versão LT Turbo (1.282 kg), a diferença na balança para a Premier (1.310 kg) é de 28 kg, o que revela uma relação peso-potência de 9,84 kg/cv na opção topo de linha. O turbolag (atraso antes de o turbocompressor pegar para valer) é pouco e, na cidade, a picape responde muito bem aos comandos do pedal do acelerador da mesma forma que o nível de vibração do motor de três cilindros é baixo em marcha lenta.

Não apenas isso, pois o câmbio automático de seis marchas é eficiente nas trocas/reduções cooperando no desempenho. Entretanto, as trocas sequenciais são feitas por um botão na lateral da alavanca seletora. Poderia ter as práticas borboletas atrás do volante, o que ajudaria na velocidade de operação.

Foto: Roberto Assunção

A direção assistida eletricamente é rápida ao esterço e conectada ao asfalto evidenciando a experiência de condução. Indo na estrada a 100 km/h, a agulha do conta-giros marca 2.000 rpm contribuindo no conforto acústico e a nova Chevrolet Montana não sofre de ruídos aerodinâmicos tampouco o barulho da rolagem dos pneus sobre o asfalto invade a cabine.

Outra qualidade está na calibração das suspensões e o conjunto traseiro emprega duplo batente garantindo conforto e uma boa dinâmica. Sem transmitir o “pula-pula” ao trafegar descarregada, a nova Chevrolet Montana transmite a sensação de estarmos a bordo de um SUV, seja pela forma que filtra/absorve as irregularidades do piso quanto contorna muito bem as curvas.

Os freios usam discos ventilados no eixo frontal e tambores atrás. Apesar de muitos criticarem, eles asseguram frenagens eficientes e estão dimensionados para o desempenho da picape.

O diâmetro de giro de 11,5 m permite manobrar com facilidade em locais apertados ou em vagas de prédio e os retrovisores externos asseguram uma ótima visibilidade e trazem integrado o alerta de pontos cegos.

Foto: Roberto Assunção

A nova Chevrolet Montana não raspa a dianteira com facilidade ao encarar valetas/lombadas mais pronunciadas por conta do ângulo de ataque de 20,7º, enquanto o vão livre em relação ao solo é de 192,4 mm.

Nova Chevrolet Montana Premier
Foto: Roberto Assunção

A nova Chevrolet Montana é uma picape agradável de conduzir e com qualidades para seduzir os picapeiros. Segundo a Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores), ela conquistou 3.988 unidades emplacadas, em março deste ano, e já ficou à frente da Renault Oroch, a qual encerrou o mesmo período com 1.208 veículos licenciados – as Fiat Toro e a Strada somaram 5.607 e 9.935, respectivamente.

Será uma questão de tempo para a nova Chevrolet Montana superar a Fiat Strada? Iremos conferir nas cenas dos próximos capítulos.


FICHA TÉCNICA 

CHEVROLET MONTANA PREMIER 1.2T
Preço básico: R$ 118.690
Carro avaliado: R$ 142.590

Chevrolet Montana Premier
Motor: três cilindros em linha 1.2, 12V, duplo comando de válvulas com variação na admissão e no escape, turbo
Cilindrada: 1199 cm3
Combustível: flex
Potência: 132 cv (g) e 133 cv (e) a 5.500 rpm
Torque: 190 Nm (g) e 210 Nm (e) de 2.000 a 4.500 rpm
Câmbio: automático sequencial, seis marchas
Direção: elétrica
Suspensões: MacPherson (d) e eixo de torção com duplo batente (t)
Freios: discos ventilados (d) e tambores (t)
Tração: dianteira
Dimensões: 4,717 m (c), 1,798 m (l), 1,659 m (a)
Entre-eixos: 2,800 m
Pneus: 215/55 R17
Caçamba: 874 litros
Tanque: 44 litros
Peso: 1.310 kg
0-100 km/h: 10s1 (e)  
Vel. máxima: 160 km/h (e)
Consumo cidade: 11,1 km/l (g) e 7,7 km/l (e) 
Consumo estrada: 13,3 km/l (g) e 9,3 km/l (e)  
Emissão de CO2:  111 g/km
Nota do Inmetro: C
Class. na categoria: B (Picape Compacta)

 

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