PreviousNext

Embora seja algo inconcebível para qualquer um que se considere um entusiasta, nem todos os seres humanos se interessam por automóveis. Alguns só precisam de um meio de transporte confiável e confortável para o dia-a-dia e para viajar com a família. O Chevrolet Prisma é um daqueles modelos que não exigem de você um grande conhecimento sobre carros para agradar. Talvez isso ajude a explicar o sucesso do sedã mais vendido do Brasil.

O Prisma é direto e reto. Não é necessário recorrer a chavões como “o melhor você não vê” para descrever o sedã compacto. Em sua versão de topo LTZ AT, o Chevrolet Prisma já deixa evidente os seus predicados: os bancos de couro são confortáveis e a lista de equipamento inclui itens de segurança como o isofix e os cintos de três pontos para todos os passageiros. Já o sistema multimídia MyLink é bem fácil de usar e ainda espelha a tela dos smartphones Android e Apple. Sem contar que o modelo é o único do segmento a contar com um assistente pessoal, o OnStar da General Motors, que é gratuito por seis meses a partir da compra do carro.

PreviousNext

Na convivência diária, as qualidades do Prisma ficam ainda mais claras. O espaço fica dentro da média dos compactos: leva duas crianças com folga, mas três adultos viajam um tanto apertados. Mas o porta-malas de 500 litros é um dos pontos fortes do Prisma, permitindo carregar com folga aquela compra do mês no supermercado sem precisar colocar nada no banco traseiro.

O câmbio automático de seis marchas agrada pelo funcionamento suave, sem trancos. Mas não faria mal ao modelo ter um motor mais forte, já que é o 1.4 atual, um dos menos potentes dentre os sedãs compacto na mesma faixa de preço. É econômico, porém exige mais trocas de marcha no uso rodoviário para manter o embalo.

O grande problema desse Prisma LTZ com câmbio automático é o preço: R$ 72.180, já com a pintura metálica. Por um pouco menos (R$ 71.600), é possível levar um Ford Ka Sedan Titanium (com o bem mais potente motor 3 cilindros 1.5 de 137 cv). Por um pouco mais (R$ 72.701), o comprador leva um VW Virtus 1.6 MSI completo, que tem uma cabine mais ampla, airbags laterais e controles eletrônicos de tração e estabilidade.


Ficha técnica:

Chevrolet Prisma LTZ AT

Preço básico (1.6): R$ 60.590
Carro avaliado: R$ 72.180
Motor: 4 cilindros em linha 1.4, 8V
Cilindrada: 1389 cm³
Combustível: flex
Potência: 98 cv a 6.000 rpm (g) e 106 cv a 6.000 rpm (e)
Torque: 13 kgfm a 4.800 rpm (g) e 13,9 kgfm a 4.800 (e)
Câmbio: automático, seis marchas
Direção: elétrica
Suspensões: MacPherson (d) e eixo de torção (t)
Freios: disco ventilado (d) e tambor (t)
Tração: dianteira
Dimensões: 4,282 m (c), 1,705 m (l), 1,478 m (a)
Entre-eixos: 2,528 m
Pneus: 185/65 R15
Porta-malas: 500 litros
Tanque: 54 litros
Peso: 1.054 kg
0-100 km/h: 12s9 (g) e 12s2 (e)
Vel. máxima: 180 km/h (e)
Consumo cidade: 11,9 km/l (g) e 8,1 km/l (e)
Consumo estrada: 14,7 km/l (g) e 10,2 km/l (e)
Emissão de CO²: 102 g/km
Nota do Inmetro: B
Classificação na categoria: B (Médio)