08/08/2020 - 12:38
Se um olhar diz muita coisa, é com ele que a nova Chevrolet S10 High Country quer intimidar as rivais do segmento. Uma das novidades da linha 2021 da picape média, que acaba de estrear (leia mais aqui), está justamente na dianteira, que ganhou uma atualização estética alinhada aos utilitários globais da marca – como a “irmã” americana Colorado. Mas a atualização não se limita a isso, e, como veremos, há também boas novidades mecânicas e tecnológicas.
A “cirurgia plástica” da Chevrolet S10 2021 trouxe novo para-choque, que aumentou o ângulo de ataque de 27º para 29º, luzes auxiliares reposicionadas para cima e grade do radiador com a inscrição “Chevrolet” por extenso, em alto relevo. Pela primeira vez o logotipo da “gravatinha” não está no centro, mas deslocado para a esquerda. Mais ou menos como o que foi feito na nova Fiat Strada (leia aqui).
O novo visual com um toque mais esportivo diferencia bem a versão topo de linha avaliada aqui do restante da família S10. Além disso, as novas rodas aro 18” desta Chevrolet S10 2021 High Country (mesma medida da configuração LTZ) exibem as bordas usinadas e os raios pintados de preto.
Atrás, a “picapona” manteve o design bem resolvido, mas a tampa da caçamba estreou agora um novo sistema de amortecimento, que deixou o manuseio bastante suave, além de a peça não “desabar” de uma vez na hora da abertura (este sistema agora está à venda como acessório para as configurações LS, Advantage, LT e LTZ).
De uns tempos para cá, é inegável que as dimensões das picapes médias em geral tomaram proporções bastante avantajadas… que os proprietários constumam gostar, pois impõe respeito em meio ao trânsito. No caso da Chevrolet S10 2021, são exagerados 5,361 m de comprimento e 3,096 m de entre-eixos – praticamente o mesmo porte da clássica D20 Cabine Dupla dos anos 90, que tinha 5,340 m e 3,230 m, respectivamente, e permitia transportar até seis ocupantes.
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POR DENTRO
A cabine desta nova Chevrolet S10 2021 também mudou pouco em relação ao modelo antecessor, mantendo a boa posição de dirigir e os comandos bem posicionados à mão. Entretanto, houve uma atenção especial à conectividade. Seguindo os passos do Cruze, da dupla Onix/Onix Plus e do SUV Tracker, agora chega à picape média o sistema de wi-fi nativo que permite conectar sete dispositivos, a até 15 metros do veículo. A comodidade é oferecida em parceria com uma operadora de celular. Também está presente o já conhecido e prático serviço de concierge OnStar.
A Chevrolet S10 2021 tem o sistema multimídia MyLink 3.6, que possui interface amigável, e um software que responde rápido aos toques na tela de 8”. A conectividade com Android Auto e Apple CarPlay ocorre sem a necessidade de cabos.
Já a câmera traseira integrada na maçaneta da caçamba de 1.329 litros transmite imagens em alta resolução e linhas guias, por exemplo, para auxiliar a vida do motorista na hora de engatar uma “carretinha”. Falando nisso, a Chevrolet S10 agora oferece um controle eletrônico de oscilação de trailers, capaz de identificar eventuais instabilidades nos reboques e frear as rodas da picape.
Respostas (mais) progressivas
Mas as novidades da Chevrolet S10 2021, como dissemos, vão além das aparências. E o motorista vai notar que a picape mudou também ao volante. Isso porque, sob o capô, o conhecido motor 2.8 a diesel estreia um novo turbocompressor, emprestado da americana Colorado. Não houve mudanças nos números da ficha técnica, e nem precisava: a S10 continua transmitindo ótimos 200 cv de potência e impressionantes 51 kgfm de torque.
No entanto, com a adoção de um novo “caracol”, as respostas da picape ficaram mais progressivas e o famoso turbo lag – atraso antes do turbocompressor encher – foi reduzido. Desta forma, a picape ficou mais rápida nas acelerações e nas retomadas, o que garante mais segurança na hora das ultrapassagens.
A boa dirigibilidade é auxiliada pela eficiente transmissão automática de seis marchas, que recebeu nova calibração e ainda ganhou a opção de trocas manuais (apenas pela alavanca).
Suspensões bem acertadas
Mesmo circulando com a caçamba sem nenhuma carga, o acerto das suspensões agrada em cheio, principalmente por não transmitir aquele incômodo “pula-pula” ao trafegar sem carga por pisos ruins. O bem estar a bordo também é auxiliado pelos pneus Michelin LTX Force, que ajudam na tarefa de amortecer as irregularidades do piso.
Embora tenha mais de cinco metros de comprimento, dá para conviver bem no cotidiano com a Chevrolet S10 graças à sua surpreendente manobrabilidade, que permite entrar e sair de vagas apertadas sem muitas manobras.
A direção assistida eletricamente é precisa e bastante leve ao esterço, seja em baixa velocidade ou mesmo parada – além de transmitir um peso bastante correto ao dirigir em velocidades mais altas.
Para maior segurança, a “picapona” recebeu reforços estruturais na carroceria e ficou 20% mais resistente a impactos dianteiros. Estão presentes seis airbags (frontais, laterais e de cortina), alertas de colisão frontal, de saída involuntária de faixa e os controles eletrônicos de tração/estabilidade.
Frenagem automática
Uma novidade da Chevrolet S10 2021 é o sistema de frenagem autônoma de emergência, que funciona em velocidades entre 8 e 80 km/h e é capaz de identificar carros e pedestres por meio de uma câmera instalada no alto do para-brisa.
No fim, a S10 mudou mais do que pode parecer, e as novidades fizeram (muito) bem ao utilitário médio. O visual repaginado a deixou com uma pegada mais esportiva, mas as maiores evoluções aparecem na atualização mecânica e aprimoramentos nos quesitos conectividade e segurança. É uma forma da picape da Chevrolet se preparar para a chegada, em breve, de uma versão renovada da arquirrival e líder de vendas Toyota Hilux.
Chevrolet S10 High Country 2021
Preço básico R$ 125.390
Carro avaliado R$ 213.290
Motores: quatro cilindros em linha 2.8, 16V, duplo comando de válvulas, turbo
Cilindrada: 2776 cm3
Combustível: diesel
Potência: 200 cv a 3.400 rpm
Torque: 51 kgfm a 2.000 rpm
Câmbio: automático, seis marchas
Direção: elétrica
Suspensões: braços sobrepostos (d) e eixo rígido (t)
Freios: disco ventilado (d) e tambor (t)
Tração: 4×2 ou 4×4, com reduzida
Dimensões: 5,361 m (c), 1,874 m (l), 1,831 m (a)
Entre-eixos: 3,096 m
Pneus: 265/60 R18
Caçamba: 1.329 litros
Tanque: 76 litros
Peso: 2.042 kg
0-100 km/h: 10s1
Vel. máxima: 180 km/h
Consumo cidade: 8,3 km/l
Consumo estrada: 10,6 km/l
Emissão de CO2 212 g/km
Consumo nota: C
Nota do Inmetro: D
Classificação na categoria: C (Picape)
Preços da nova Chevrolet S10 2021
CD Diesel 4×4
High Country – R$ 213.290 (AT6)*
LTZ – R$ 206.190 (AT6)*
LT – R$ 187.590 (AT6)*
LS – R$ 169.200 (MT6)
*mesmo preço da linha 2020
CS Diesel 4×4
LS – R$ 167.200 (MT6)
Chassi Cab
LS – R$ 158.500 (MT6)
CD Flex 4×4
LTZ – R$ 156.690 (AT6)
CD Flex 4×2
LTZ – R$ 146.790 (AT6)
LT – R$ 141.990 (AT6)
CD Flex 4×2
ADVANTAGE – R$ 125.390 (MT6)
Um pouco de história
A produção no Brasil começou em 1995 derivada do modelo norte-americano – a Chevrolet Alvorada dos anos 1960 foi o modelo que inaugurou o segmento de picapes com cabine dupla. A estreia em nosso mercado ocorreu na carroceria de cabine simples e sob o capô trazia um motor 2.2 EFI a gasolina e câmbio manual de cinco marchas. Esse conjunto entregava 106 cv de potência e tinha opção de freios traseiros com ABS.
A configuração Cabine Estendida veio no ano de 1996 oferecendo 37 cm a mais no entre-eixos para acomodar dois banquinhos escamoteáveis (foto abaixo). No mesmo ano, vieram os motores 2.5 Turbo Diesel HST (High Speed Turbo) de 95 cv, que possibilitou elevar a capacidade de carga para uma tonelada, e o V6 Vortec com injeção eletrônica sequencial centralizada (SCPI) de 180 cv.
Em 1997, debutou a carroceria Cabine Dupla com quatro portas, além da luxuosa configuração Executive, com destaque para os itens de conforto/conveniência, como o banco do motorista ajustável eletricamente.
No ano seguinte, o bloco 2.2 a gasolina ganha a injeção eletrônica multiponto sequencial (MPFI) e aparecem 113 cv. Em 1998, outras novidades introduzidas foram a tração 4×4, disponível para toda a gama, e a edição Champ 98, que fazia alusão a Copa do Mundo de Futebol da França.
A primeira atualização estética aconteceu em 1999, com novos para-choque frontal, grade do radiador e faróis. Em segurança, vieram os freios com ABS nas quatro rodas e o airbag para o motorista. O motor 2.8 MWM tinha 132 cv e 34 kgfm de torque. A caixa automática com controlador da velocidade de cruzeiro era disponibilizada na versão Executive V6 de Cabine Dupla.
Outra mudança técnica ocorreu na suspensão traseira ao trocar as molas semielípticas pelas parabólicas para aumentar o conforto de rodagem. A linha 1999 também trouxe a edição Barretos – uma homenagem à cidade conhecida pela tradicional festa de peão boiadeiro.
A terceira geração apareceu no Salão de São Paulo de 2000. Revigorada por dentro e por fora, o motor 2.2 a gasolina virou um 2.4 de 128 cv. Passados dois anos, em 2002, o V6 Vortec teve a potência elevada para 192 cv, enquanto a edição Sertões celebrou o bicampeonato da S10 no Rally dos Sertões.
A linha 2003 recebeu uma atualização pontual e novos amortecedores. No ano seguinte (2004), o fabricante renomeou as versões para Advantage (entrada), Colina (intermediária) e Tornado (luxo). Apenas a Executive se manteve inalterada.
Outra alteração visual aconteceu em 2006 e a tecnologia flex veio, em 2007. O motor 2.4 oferecia até 147 cv. Dois anos depois (2009), a Chevrolet S10 ganhou uma nova mexida estética e a série Rodeio voltou a ser oferecida, em 2010.
A quarta geração apareceu em 2012 exibindo uma inspiração na ‘irmã” Colorado e 27 novas tecnologias incorporadas ao utilitário médio. O novo motor 2.8 turbodiesel de 180 cv passou a entregar 200 cv e 51 kgfm, em 2013.
O ano de 2014 tirou de cena o 2.4 flex para as versões mais completas em troca do 2.5 Ecotec Flex de até 206 cv e 27,3 kgfm. As suspensões foram modificadas para beneficiar o conforto de rodagem.
A versão High Country celebrou os 20 anos da ‘picapona‘, em 2015. No ano seguinte, o 2.4 saiu de produção ao passo que a central multimídia MyLink ganhou a conectividade Android Auto/Apple CarPlay.
Uma boa mudança técnica veio com a instalação do sistema CPA (Centrifugal Pendulum Absorber) para diminuir a vibração e ruídos, em 2017. Passado um ano, era a vez da configuração Midnight – outra série especial foi a S10 100 Years, cuja produção foi limitada em 450 unidades. No ano passado, toda a gama recebeu os controles eletrônicos de tração/estabilidade.