13/07/2022 - 7:45
O Chevrolet Spin é um velho conhecido dos brasileiros, pois lançado em 2012 ocupou à época o lugar da Meriva e da Zafira. Derivado do projeto Global Small Vehicle (GSV), o qual também deu origem ao Cobalt e ao Onix (atualmente, chamado de Joy), ele evoluiu ao longo dos anos.
Uma das principais atualizações ocorreu no design e a minivan oferta 4,360 m de comprimento e 2,620 m de entre-eixos, o que promove uma boa amplitude e habitabilidade.
E aí está um dos grandes triunfos do Chevrolet Spin, sendo a opção de sete lugares mais acessível à venda em nosso mercado. Os preços iniciam em R$ 102.790 (configuração LS) indo a R$ 124.290 na versão Premier avaliada – as versões com pegada aventureira Activ e Activ7 custam R$ 121.990 e R$ 121.760, respectivamente.
Ainda falando do seu bolso, o Jeep Commander Limited T270 parte de R$ 231.490 ao passo que o Caoa Chery Tiggo 8 custa a partir de R$ 201.990.
Embora os veículos da Jeep e da Caoa Chery sejam maiores e mais modernos em relação ao Chevy, o Spin Premier se encaixa no perfil dos consumidores, que necessitam de espaço e de versatilidade ou não podem/querem desembolsar uma elevada quantia de dinheiro por um carro de sete lugares.
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De série, o Chevrolet Spin Premier oferece acendimento automático dos faróis, ar-condicionado, assistente de partida em aclive, câmera de ré, controles eletrônicos de tração/estabilidade, controlador/limitador de velocidade, isofix para fixação de bancos infantis, luzes de neblina, multimídia de 7” com Android Auto/Apple CarPlay e entrada USB, serviço de concierge OnStar, sensor de estacionamento traseiro/chuva, trio elétrico, volante multifuncional, para citar.
O interior agrada pela ampla área envidraçada cooperando na visibilidade à frente quanto traseira. Mesmo assim, o design da cabine mostra os sinais dos tempos ao passo que a entrada/saída da segunda fileira é facilitada pelo bom ângulo de abertura das portas. Já acessar a última fileira é descomplicado. E lá atrás viajam apenas adultos de baixa estatura ou crianças.
Outra característica da minivan está na capacidade volumétrica do porta-malas, que acomoda 553 litros com cinco lugares, 162 litros (sete ocupantes) ou 1.608 litros após o rebatimento dos bancos traseiros.
Motor SPE/4
Assim como o Chevrolet Spin, a mecânica de quatro cilindros 1.8 SPE/4 também é conhecida dos consumidores brasileiros. Ela não emprega injeção direta muito menos turbocompressor, mas oferece uma construção simples associada a uma manutenção sem grandes dores de cabeça.
Em trabalho conjunto ao câmbio automático de seis marchas aparecem até 111 cv de potência e 174 Nm (17,7 kgfm) de torque, quando abastecido com etanol.
Ao volante, o desempenho é condizente à proposta, com respostas progressivas — ao passo que a transmissão automática de seis marchas (nomenclatura GF6, também aplicada no Onix/Onix Plus, Cruze Midnight e no Chevrolet Tracker 1.0 e 1.2, por exemplo) passa as marchas brevemente e realiza boas reduções. Aliás, as trocas sequenciais são realizadas pelo nada prático botão na lateral da alavanca seletora de marchas.
Em contrapartida, a direção assistida eletricamente é leve ao esterço em baixa velocidade ou nas manobras/balizas da mesma forma que as suspensões ainda privilegiam o conforto por conta da calibração macia. As rodas de liga leve de 16” calçam pneus de medidas 205/60.
O Chevrolet Spin pode ter passado da hora de mudar em um contexto geral, mas ele segue uma (boa) alternativa para quem deseja versatilidade/capacidade interna.
FICHA TÉCNICA
CHEVROLET SPIN PREMIER
Preço básico: R$ 102.790 (versão LS)
Carro avaliado: R$ 124.290
Chevrolet Spin Premier
Motor: quatro cilindros em linha 1.8, 8V, comando de válvulas único
Cilindrada: 1796 cm³
Combustível: flex
Potência: 106 cv (g) e 111 cv a 5.200 rpm (e)
Torque: 165 Nm (g) e 174 Nm a 2.600 rpm (e)
Câmbio: automático sequencial, nove marchas
Direção: elétrica
Suspensões: MacPherson (d) e eixo de torção (t)
Freios: discos ventilados (d) e tambores (t)
Tração: dianteira
Dimensões: 4,360 m (c), 1,735 m (l), 1,684 m (a)
Entre-eixos: 2,620 m
Pneus: 205/60 R16
Porta-malas: 553 litros (cinco lugares), 162 litros (sete lugares) e 1.608 litros (todos os bancos rebatidos)
Tanque: 53 litros
Peso: 1.235 kg
0-100 km/h: 11s3 (e)
Velocidade máxima: 168 km/h (e)
Consumo cidade: 9,8 km/l (g) e 6,9 km/l (e)
Consumo estrada: 12,3 km/l (g) e 8,6 km/l (e)
Emissão de CO2: 125 g/km
Com etanol = 0 g/km
Nota do Inmetro: C
Classificação na categoria: C (minivan)
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