Avaliação: Como anda a Fiat Toro Ranch 2022, a versão que aposta nos cromados

A Fiat Toro Ranch 2022 estreou um visual atualizado e outro atributo segue na dirigibilidade proporcionada pela mecânica a diesel e o conjunto de suspensões

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Fiat Toro Ranch 2022
Foto: Roberto Assunção

Exibindo muitos cromados por fora e uma cabine com aspirações na vida do campo, a Fiat Toro Ranch 2022 proporciona versatilidade, seja pela tração nas quatro rodas quanto a caçamba com capacidade de carga de uma tonelada. Ela parte de R$ 195.990 (iniciais R$ 202.500 em SP) e está posicionada abaixo da configuração Ultra.

Feita em Goiana (PE) – mesmo local dos Jeep Compass e Renegade -, as medidas externas da picape monobloco revelam 4,945 m de comprimento, 1,845 m de largura, 1,734 m de altura e 2,990 m de entre-eixos. Uma Ford Ranger Black (confira a nossa avaliação) possui 5,354 m, 1,860 m, 1,815 m e 3,220 m, na ordem, para comparar.

A plataforma Small Wide LWB (compartilhada com os modelos Jeep Compass e Renegade) atribui amplitude aos até cinco ocupantes e quem viaja atrás encontra bom espaço para as pernas/joelhos, além de tomadas USB do tipo A e de 12V. Um diferencial da versão Ranch está no revestimento dos bancos/laterais de portas em couro marrom e no detalhe imitando madeira no painel – um estilo similar ao da Ram 2500 Limited Longhorn à venda no mercado norte-americano.

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Uma novidade da Fiat Toro Ranch 2022 está no quadro de instrumentos de 7” totalmente digital, no multimídia de 10” em posição vertical com Android Auto/Apple CarPlay sem fio, no carregador de smartphone por indução e nas tomadas USB frontais do tipo A e C.

Fiat Toro Ranch 2022
Novo multimídia em posição vertical oferece tela tátil de 10″ (Foto: Roberto Assunção)

Entre os itens de conforto/conveniência há ar-condicionado de duas zonas, banco do motorista regulável eletricamente, coluna de direção ajustável em altura/profundidade e partida sem chave, enquanto a segurança é evidenciada pelos sete airbags (frontais, laterais, de cortina e de joelhos para o motorista), sensor da pressão dos pneus, sensores de chuva/crespucular/de estacionamento dianteiro/traseiro e assistente de partida em aclives/descidas, para citar.


Conjunto mecânico assegura força

O visual da Fiat Toro Ranch 2022 mudou, principalmente na dianteira por conta do novo para-choque, a grade do radiador maior e a iluminação Full LED. Os destaques da lateral vão para os estribos, o santantonio e as rodas redesenhadas de 18” calçadas por pneus de medidas 225/60. Atrás, a Fiat Toro Ranch 2022 manteve o design, assim como a unidade sob o capô.

Aliás, o propulsor 2.0 turbodiesel casado ao câmbio automático de nove marchas entrega saudáveis 170 cv de potência e 35,7 kgfm de torque – uma receita também vista nas opções Endurance, Freedom, Volcano e a topo de linha Ultra (leia mais).

Um conjunto que entrega força a partir dos baixos giros permitindo mover os 1.918 kg com facilidade. Não só isso, pois o desempenho é auxiliado pelas rápidas/mudanças da caixa automática, que ainda permite realizar trocas manuais pela alavanca ou pelas borboletas atrás do volante. 

É um utilitário capaz de andar com vigor tanto nos baixos quanto nos médios giros garantindo disposição e ultrapassagens eficientes na estrada. Aliás, de acordo com o fabricante, a Fiat Toro Ranch 2022 faz de zero a 100 km/h em 12,4 segundos e crava 189 km/h de velocidade máxima.

A direção assistida eletricamente é rápida ao esterço, assim como as suspensões garantem conforto no asfalto liso, nas ruas esburacadas ou no fora-de-estrada. O conjunto mostra uma ótima calibração (Multilink na traseira) transmitindo robustez, sem o “pula-pula” característico das picapes médias e até uma pegada de utilitário esportivo ao volante. As rodas de 18” calçadas por pneus de perfil 60 ajudam no bem estar dos ocupantes. E os freios bem modulados trazem discos ventilados de 305 mm e tambores traseiros de 295 mm.

Fiat Toro Ranch 2022
Os detalhes cromados são um diferencial da versão Ranch. O visual atualizado na linha 2022 trouxe o novo para-choque dianteiro e a grade do radiador aumentada (Foto: Roberto Assunção)

Uma evolução da Fiat Toro Ranch 2022 está no diâmetro de giro melhorado de 12,9 m para 12,4 m. Isso facilitou a tarefa de manobrar em locais apertados, como nas vagas de prédio. Já a caçamba da Fiat Toro Ranch 2022 oferece capacidade de carga de 1.000 kg (volumétrica de 937 litros), enquanto a de carga máxima rebocável é de 400 kg. A tampa do compartimento segue com duas portas e acionamento elétrico, o que exige um espaço extra para realizar a abertura.

A Fiat Toro Ranch ostenta uma pegada na vida do campo e ela também mostra um bom comportamento no fora-de-estrada, com ângulo de entrada de 25º, de saída (28,4º) e uma altura livre do solo entre os eixos de 236,6 mm. Além disso, a tração 4×4 possui os modos Auto, 4WD (divide a força na ordem de 50/50 entre os eixos) e 4WD Low – funciona como uma espécie de reduzida para vencer os obstáculos do off-road.

Os bons atributos da Fiat Toro Ranch 2022 a tornam uma alternativa para quem quer sair do lugar comum dos utilitários esportivos – um Jeep Compass Longitude TD350 a diesel custa a partir de R$ 212.990 (R$ 220.168 em SP) – e ainda deseja uma dose extra de versatilidade na hora de transportar objetos maiores, como uma motocicleta.


FICHA TÉCNICA

FIAT TORO RANCH TURBO DIESEL AT9 4×4
Preço básico: R$ 195.990 (R$ 202.500 para São Paulo)
Carro avaliado: R$ 198.490 (R$ 205.083 para São Paulo)

Fiat Toro Ranch Turbo Diesel AT9 4×4
Motor: quatro cilindros em linha 2.0, 16V, turbo, intercooler
Cilindrada: 1956 cm3
Combustível: diesel
Potência: 170 cv a 3.750 rpm
Torque: 35,7 kgfm a 1.750 rpm
Câmbio: automático sequencial, nove marchas
Direção: elétrica
Suspensões: MacPherson (d) e multilink (t)
Freios: discos ventilados (d) e tambor (t)
Tração: integral com reduzida
Dimensões: 4,945 m (c), 1,845 m (l), 1,734 m (a)
Entre-eixos: 2,990 m
Pneus: 225/60 R18
Caçamba: 937 litros ou 1.000 kg
Tanque: 60 litros
Peso: 1.918 kg
0-100 km/h: 12s4
Vel. máxima: 189 km/h
Consumo cidade: 9,9 km/l
Consumo estrada: 12,3 km/l
Emissão de CO2: 184 g/km
Consumo nota: B
Nota do Inmetro: D
Classificação na categoria: B (Picape)

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